Texto do Pr. Ivan Moutinho (IB Boa Vista – Timon- Ma – publicado na PG do dia 16/02/2020
Lucas 9:28-36 – A Resplandecente Estrela da Manhã!
No evangelho de Lucas, Mateus 17.1-13 e Marcos 9.2-13, relatam quando a aparência do rosto de Jesus transfigurou-se e a sua roupa ficou branca e mui resplandecente (v.28). E a presença de dois homens que apareceram em glória, identificados por Pedro, João e Tiago como sendo os profetas Moisés e Elias. E falavam com Jesus a respeito da sua morte a se cumprir em Jerusalém (v.31). E Pedro e os que estavam com ele (João e Tiago), acordados, testemunharam o maravilhoso evento. Não era um sonho, era realidade, a visão da Glória de Deus.
Sem saber o que dizia (v.33), Pedro desejou que aquela “reuniãocelestial”, fosse mais demorada e assim pediu a Jesus permissão para ele, João e Tiago, fazer três tendas. Uma para o próprio Jesus, para Moisés e outra para Elias.
A atmosfera da glória de Deus é prazerosa e nos incita a querer que permaneça sempre e nunca acabe. E, se for possível, desejaríamos mantê-la para sempre conosco. Como Pedro sugeriu, faríamos tendas. Jesus foi glorificado pela morte e ressurreição, e a glória de Deus permanece entre nós e dentro de nós, morada do Espírito Santo de Deus e assim, por meio de nós, devemos manifestar o conhecimento ao mundo que só o Senhor é Deus.
Atraído ao monte pela sarça ardente que não consumia, Moisés viu a glória de Deus e ouviu o Senhor falar, convocando-o para ser o comandante e libertador do povo hebreu, aqueles que Deus decidiu amar. Isaías também viu a glória do Senhor, e ouviu o clamor dos serafins dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. (Is 6:3), e, assim, apresentou-se como um soldado raso pronto para ser enviado e lutar pelo Senhor dos Exércitos.
A Glória de Deus significa a manifestação do Seu poder, dignidade, honra, reputação, esplendor e a revelação do Seu caráter na pessoa benditas de Jesus, que disse: “Se creres verás a Glória de Deus” – (Jo11.40)
A glória de Deus traz em si a convocação para uma batalha a ser vencida pela Fé, em Cristo, com Cristo e por Cristo Jesus. “Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo” – II Coríntios 4:6
As tendas é Deus quem edifica. Pois nós mesmos, pela Fé em Jesus, passamos a ser a morada de Deus em Espírito. (Ef 2:22)
A grande verdade é que a Glória de Deus está patente em tudo em queos nossos cinco sentidos puderem atentar. Até no silêncio da criação e do universo. Os céus proclamam a Glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Salmos 19.1.
Da nuvem a voz de Deus se faz ouvida: “Este é o meu filho amado, a Ele ouvi.” Sejam sarças ardentes, fumaças, céus, nuvens, firmamentos, serafins, todas essas coisas e seres celestiais, tudo foi feito para glória de Deus e manifestação da sua resplandecente luz que é o próprio filho Jesus o Cristo.
Desperte, pois somente alguns vêem a Glória do Senhor. Ouça o Filho Amado de Deus, é o próprio Deus e Pai quem ordena.
A Glória de Deus é o conhecimento de Jesus como o filho amado de Deus Pai. E que somente através Dele, seremos glorificados diante de Deus. “Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.” Apocalipse 22:16
Pr,. Ivan Moutinho – IB Boa Vista – Timon-MA
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.