Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr Ivan Moutinho publicado na PG do dia 09/02/2020

Lucas 9 23-27 – SINE QUA NON

23 – E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. 24 – Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a  salvará. 25 – Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo? 26 – Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos. 27 – E em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte até que vejam o reino de Deus.

Uma expressão do termo legal em latim que pode ser traduzido como “sem a/o qual não pode ser”. Refere-se a uma ação cuja condição ou ingrediente é indispensável e essencial: Sine qua non.

É da natureza humana a indisposição para cumprir condições exigidas. A  própria palavra “condição, por si mesma, soa aos ouvidos comoalgo obrigatório e pesado fardo de comprometimento a ser assumido.Até porque o perverso desejo do coração humano, é sempre tirar vantagem em tudo. “Venham os Bônus, fora os Ônus”. Enfim, venha o benefício e fora o compromisso. É necessário pagar o preço, no entanto muitos, cinicamente, adoram uma gratuidade do tipo (0800).

Negar-se a si mesmo, é abandonar as coisas que estão no universo domais egoístico interesse pesoal. Negar-se a si mesmo é tirar o EU que está, indevidamente, no centro de todas as outras coisas existentes. Ei …psiu… acorda! O mundo não gira em seu redor, nem obedece  suasordens, ou  atendem o comando em seu “bel prazer”. Você não é, e nunca será um deus!

Para andar com Jesus  é necessário atender, pelo menos, duas condições como pré-requisitos : negação de si mesmo, e tomar a cada dia sua cruz.  O seguidor com  Cristo deve abandonar as coisas do passado e  assumir em si  mesmo a vida de Jesus. A respeito disso, Paulo faz várias declarações: “nós temos a mente de Cristo” (I Co 2.16); “eu imito a Cristo” (I Co 11.1); “estou crucificado com Cristo (Gl 2.20). Pensar, imitar e estar crucificado, são condições exigidas ao  verdadeiro adorador do Senhor Jesus.

Um velho e experiente colega pastor, falou-me algo que nunca esqueci: “ – Não carregue a igreja nas costas, carregue em seu coração”. E agora digo, “- Não carregue a cruz de Cristo nas costas, mas em seu coração, pois, Jesus já a carregou nas costas até o calvário.”

Salvar-se é uma das inúmeras impossibilidades humanas. Não depende de nós. A salvação vem por Jesus e não há em outro a mínima chance sequer. É impossível, qualquer tentativa individual.  Afinal, como alguém vencido e em apuros, poderá salvar-se sem a interferência de um salvador?  “Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.”(I Tm 1:15). Se não precisássemos do  Salvador Jesus, porque então, viria? Detalhe importante: O AMOR de Deus pelo mundo, é o motivo maior da Salvação em Cristo.

Jesus diz que ganhar o mundo é prejuízo certo. Muitos podem pensar: “Se não posso me salvar sozinho, então, vou trabalhar para lucrar, possuir bens, e, pelo menos, aproveitar de tudo o que há de no mundo”. Só os tolos pensam assim. O lucro do mundo é prejuízo para a eternidade. “Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será?”  (Lc 12:20).

Jesus terá vergonha daquele que se envergonhar da sua palavra. Paulo fala por si:  “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; …”(Rm 1.16a), e afirma com toda a certeza daqueles que estão junto a Ele que verão o Reino de Deus em vida.

Sem rodeios. As condições para seguir Jesus é saber pensar como ele pensa, falar como ele fala, e agir como Ele age. Jesus é o alvo e o anelo de todo discípulo honesto e verdadeiro, é  Sine qua non!

Pr. Ivan Moutinho – IB Boa Vista – Timon-MA 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens