Texto do Pr Hamilton Rocha (IBCalhau / São Luís – Ma ) publicado na PG do dia 09/02/202
PÁSSAROS COM ASAS QUEBRADAS
“Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. Moisés estendeu o rosto, porque temeu olhar para Deus” (Êxodo 3:6)
Pr. Hamilton Rocha*
Há um velho provérbio anglo-saxáo, atribuído a Hezeliah Butterworth que diz: “Um pássaro com asa quebrada nunca mais voará tão alto. Afinal, não se pode esperar muito de um pássaro com a asa quebrada”. Em outras palavras, uma vez que tenhamos caído, jamais conseguiremos nos levantar totalmente como dantes. Uma vez caído, sempre caído.
O poeta estaria correto não fosse a história bíblica e o ensino da Palavra de Deus. A rigor, se fôssemos analisar de forma acurada a Palavra de Deus poderíamos afirmar que ela é uma “Galeria de Asas Quebradas”. Homens e mulher4es que falharam, caíram, mas que foram levantados pela graça de Deus. Dos seus fracassos foram elevados às alturas dos heróis da fé.
Moisés cometeu um crime de homicídio e precisou fugir para o deserto de Midiã, onde foi apascentar as ovelhas de Jetro, seu sogro. No deserto ele teve um encontro com Deus que mudaria a sua vida por completo.
Deus queria que Moisés voltasse ao local que fracassara. Carregado de culpa Moisés tentou de todas as formas fugir àquele compromisso usando de todas as desculpas possíveis.
A sarça ardente foi o lugar da expiação de Moisés. Lá o Senhor o eximiu de suas culpas e lhe confiou uma missão: libertar o seu povo do cativeiro egípcio. Moisés foi um pássaro com asa quebrada que Deus restaurou.
Como é bom pensarmos que o nosso Deus é o Deus de Abraão, que mentiu em relação à sua mulher Sara, dizendo que ele era sua irmã. Essa mentira poderia ter provocado uma tragédia não fosse a intervenção divina. Porém Abraão foi chamado de “amigo de Deus”. Com sua asa quebrada ele voou mais alto que qualquer um da sua época.
Deus também é o Deus de Jacó, um trapaceiro, enganador, inescrupuloso, um caso perdido. Não obstante todas essas imperfeições, Deus o elevou de tal modo que seu nome foi trocado de Jacó (enganador, trapaceiro) para Israel (príncipe).
Deus é o Deus de Raabe, a prostituta. Como Deus a usou apesar de sua reputação reprovável. Contudo, ela creu no Deus de Israel e por essa fé salvou sua família. Ela consta da genealogia de Jesus. Uma asa quebrada que voou muito alto.
Como é bom saber que Deus é o Deus de Davi, que embora fosse detentor de tantas qualidades, falhou terrivelmente no caso de Urias, o heteu e sua mulher Bate-Seba. A asa quebrada de Davi não o impediu de ser chamado de “o homem segundo o coração de Deus”.
Poderíamos citar outros tais como Sansão, a mulher samaritana, Pedro e tantos outros que tiveram asas quebradas, mas que foram restaurados pela graça de Deus. Todos esses homens e mulheres que se tornaram heróis da fé um dia tiveram suas asas quebradas pelo deslize, pelo tombo, pelo fracasso, pelo pecado. Deus os encontrou assim. E os fez voar como nunca.
Moisés, que um dia esteve assim depois de seus fracassos, recebeu o chamado de Deus, que restaurou sua vida e reescreveu sua história, tornando-se o grande libertador do povo de Deus.
Depois de todas essas considerações, duas grandes verdades saltam aos nossos olhos a respeito de Deus:
Ao mencionar para Moisés os nomes de Abraão, Isaquee Jacó Deus não estava listando os superstars, os super-homens da Bíblia. Na verdade ele estava dizendo que Ele, o nosso Deus, é o Deus de homens que fracassam. Todos eles tiveram as asas quebradas, fracassaram em alguma área de suas vidas, foram imperfeitos, repreensíveis, mas subiram às alturas porque souberam confiar no Deus que usa homens e mulheres, mesmo quando fracassam.
Pedro foi um discípulo que fracassou terrivelmente: ele negou a Jesus. Não fosse a intervenção do Senhor o fracasso de Pedro poderia ter sido total e fatal.
Como Jesus restaurou seu discípulo?
“Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia. Ali o vereis, como ele vos disse”
15 Depois de terem comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes? Ele respondeu: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Jesus lhe disse: Cuida dos meus cordeiros.
16 E Jesus voltou a perguntar-lhe: Simão, filho de João, tu me amas? Ele respondeu: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Jesus lhe disse: Pastoreia as minhas ovelhas.
17 E pela terceira vez lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por lhe ter perguntado pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo. Jesus lhe disse: Cuida das minhas ovelhas.
18 Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, te vestias a ti mesmo e andavas por onde querias. Mas quando fores velho, estenderás as mãos e outro te vestirá e te levará para onde não queres ir.
19 Com isso ele se referiu ao tipo de morte com que Pedro glorificaria a Deus. E, havendo dito essas coisas, ordenou-lhe: Segue-me.
“Cuida dos meus cordeiros”; “Pastoreia as minhas ovelhas”; “Cuida das minhas ovelhas”.
E quão maravilhosamente foi justificada essa confiança. Pedro jamais voltou a falhar. No dia de Pentecostes ele foi grandemente usado por Deus: 3000 convertidos. A tradição nos informa que ele achou-se indigno de morrer como o seu Senhor.
Todos nós ou já fracassamos em alguma área de nossas vidas ou iremos fracassar. Mas quando homens e mulheres que um dia fracassaram conseguem galgar a galeria dos grandes heróis da fé é porque o nosso Deus é o Deus da segunda chance, como Ele fez com Jonas, o profeta. É o Deus disposto a nos dar uma nova oportunidade e reescrever a nossa história.
Aquela foi a oportunidade que Moisés teve de descobrir essa verdade de modo maravilhoso. Antes de pensar em desistir por causa de asas quebradas, reflita no seguinte: A Palavra de Deus não é um livro que relata histórias de homens perfeitos, mas é o Livro que conta a história de pessoas que foram restauradas pela graça de Deus. Louvado seja o nome do Senhor!
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.