Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Pr Ivan Moutinho – publicado na PG do dia 02/02/2020

Lucas 9.21-22 

 

O CRISTO E O CRISTÃO

21 – E, admoestando-os, mandou que a ninguém referissem isso, 22 – Dizendo: É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, e seja rejeitado dos anciãos e dos escribas, e seja morto, e ressuscite ao terceiro dia.

Pedro havia confessado com sua boca ser Jesus o Cristo de Deus. E Jesus disse que a ninguém referissem tal confissão. E na continuidade esclarece sobre a sua função e preço a ser pago para consolidar a  sua missão, que exigirá   sofrimento,  rejeição e ser morto pelo seu próprio povo, e vir a ressuscitar,  ao terceiro dia. Sobre ninguém mais houve  e nem  haverá de tal incumbência.  

Deus ofereceu o seu filho unigênito ao mundo. Jesus é a oferta de Deus, que distribui autoridade e poder aos homens (Lc 9.1), para suportar a perseguição, (v.9), alimentar multidões: “Daí-lhe vós de comer” (v.13), e confessar Jesus o Cristo.

A missão de Jesus, é revelar o único Deus a um mundo que se empenha em cultuar incontáveis “deuses” com “d” minúsculo. Falsos deuses, fruto da imaginação dos pensamentos e de enganosos corações humanos. Aquele que promove a vida para o homem prediz a suaprópria morte. No entanto, ressuscita, a morte não pode detê-lo.

Mas, a quem interessa a morte de Jesus? A quem interessa a ressurreição de Jesus?

Mesmo após mais de 2000 anos, ainda hoje, muitos “apostam” na morte de Jesus, e todos  os dias tentam eliminá-lo. Surgiu um filosofo quegarantiu: Jesus está morto! Multidões, ainda, lamentam a morte de Cristo pregado numa cruz, com referência a uma imagem de escultura feita por mãos de homens. Ainda aqueles que odeiam ultrajando, debochando, escarnecendo, denegrindo com fim de assassinar da reputação divina.

A morte de Cristo interessa aos inimigos da Cruz. E, a todo custo, sem sucesso, tentam impedir a inextinguível repercussão dos crentes de ontem e de hoje, convictos da graça e fé em Cristo, que  firmes e inabaláveis,  anunciam JESUS, O CRISTO VIVO, enquanto os inimigos de Deus negam a ressurreição do Filho unigênito, ofertado ao mundo.

Por isso, a ressurreição de Cristo deve ser a certeza maior do crente. A nossa luta como cristãos é sermos cristãos. O significado da palavra cristãos no grego, é  pequenos cristos, como uma cópia submissa à Cristo, designação relacionada não com uma religião, mas da identificação que uma pessoa tem com Cristo. Paulo convoca ao autêntico cristianismo “- Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” I Co 11.1.

Semelhante como Jesus pagou o preço do padecimento, o cristão não está isento do sofrimento,  e assim como foi rejeitado,  o cristão deve estar ciente que poderá ser rejeitado pelos da sua própria casa.

A morte de Jesus, no entanto, é a única providência de Deus para a salvação da humanidade. Inexiste providência vinda de homens, Ele deu-nos a vida pela sua morte. E, assim,  ressuscitará os quem morrem  em Cristo. Nunca, ninguém em tempo algum, nem João Batista, Moisés, Elias, nem qualquer um dos profetas dos antigos, mesmo sendo homens escolhidos para serem porta-vozes de Deus, nenhum  puderam declarar em alto e bom som: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;” Jo 11:25.

O cristão não é aquele que confessa com a boca, mas é o que crê em seu coração que Deus ressuscitou Jesus dentre os mortos (Rm 10.9). Definitivamente, O cristão é um SALVO em Cristo!

Pr. Ivan Moutinho – IB Boa Vista – Timon-MA 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens