Fechar
Buscar no Site

Lothar Gassmann – Como reconhecer falsos profetas?

Como reconhecer falsos profetas?

“… examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.” (1João 4.1)


… examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.” (1João 4.1)

Para quem lê a Bíblia atentamente, é relativamente fácil desmascarar um falso cristo; porém, a coisa fica mais difícil no caso de falsos profetas. Enquanto existe somente um Cristo que voltará, que será claramente identificado, surgem muitos verdadeiros e falsos profetas paralelamente na história (ver Jeremias 8.10-17; 23.9-40). Por isso a Bíblia nos exorta a examinar os espíritos, para ver se eles procedem de Deus. Para tanto ela nos fornece certos critérios das ações dos falsos profetas, dos quais menciono alguns:

  • Eles acrescentam ou subtraem algo do texto da Bíblia (1Coríntios 4.6; 2João 1.9; Apocalipse 22.18-19);
  • Eles inventam doutrinas que estão em contradição ao sentido claro do texto da Bíblia e do seu contexto geral (Gálatas 1.6-9);
  • Eles desconsideram verdades centrais da fé cristã e negam a Jesus e sua obra, principalmente que ele é Filho de Deus, sua vida em forma humana, seu sacrifício vicário na cruz e sua ressurreição corporal (1João 2.22-23; 4.2-3; 2João 1.7; 2Pedro 2.1; Judas 1.4);
  • Suas afirmações são um misto de verdade e mentira, para enganar muitas pessoas (João 8.44; 2Coríntios 11.14);
  • Eles fazem afirmações proféticas que são apresentadas com sentido de revelação divina (“Assim diz o Senhor…”), mas que não se realizam (Jeremias 28.9);
  • Suas promessas são envoltas com belas palavras (Mateus 7.15);
  • Suas doutrinas contêm (mas nem sempre) um falso evangelho de paz, amor, harmonia, unidade e tolerância (Jeremias 6.13-14), mas às vezes também mostram explicações falsas ou exageradas sobre os juízos de Deus.

Por trás de cada falsa profecia existe um falso espírito: o espírito das profundezas. E este promove enganos e sectarismo para causar divisões na igreja e desviar muitas pessoas do caminho da vida. Por isso, de modo algum ele age apenas fora das igrejas e comunidades, mas muito mais em seu meio. É triste constatar que muitas falsas doutrinas tiveram origem no âmbito da igreja e da teologia (ver 1João 2.19). “Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus… Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé…” (1Pedro 4.17; 5.8-9).

Ó terra, terra, terra, ouça a palavra do Senhor!
Ó vem, vem, vem, fuja do mal e do horror!

Desdenharam o caminho da vida, se afastaram de Deus,
Voltem ao caminho eterno e vejam: Deus espera os seus!

Aos profetas falsos seguem e não ao que Deus revela.
Ouçam atentos agora as palavras que Deus lhes fala!

A vontade de Deus é pisada, o mundo está cheio de culpa.
Ainda há tempo de mudar, pois Deus paciente ainda espera.

Lothar Gassmann

FONTE/CHAMADA.COM

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens