Pr. Anisio Andrade – Devocional – O engano
Devocional: O Engano
Mentira e engano são irmãos gêmeos, mas não idênticos. A mentira é essencialmente verbal, expressa por meio de palavras, mas o engano está mais ligado aos fatos e ações. Quando alguém acredita na mentira, o engano acontece. Ele está muito relacionado ao erro de identificação, quando consideramos que o mal seja um bem ou vice-versa.
O primeiro engano aconteceu no jardim do Éden, quando a serpente convenceu Eva de que o fruto proibido era bom. Satanás é enganador. Esta é uma de suas principais atividades neste mundo (Ap 12.9; 20.8).
Quando escreveu a Timóteo, o apóstolo Paulo alertou acerca dos “homens enganadores” e “espíritos enganadores” (1Tm 4.1; 2Tm 3.13). São duas “espécies” que atuam em parceria contra a igreja de Jesus.
O engano é uma via de mão dupla. Todo enganador será enganado também (2Tm 3.13). Foi o que aconteceu na história de Jacó.
Cristo disse aos discípulos: “Ninguém vos engane” (Mt 24.4; Mc 13.5). O antídoto contra o engano é a verdade da Palavra de Deus, conhecida e vivida.
A Bíblia nos mostra que além do engano que vem de fora, existe também o auto-engano, que talvez seja o mais perigoso. Ele é expresso em diversas passagens bíblicas:
“Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas” (1Co 6.9).
“Não vos enganeis. As más conversações corrompem os bons costumes” (1Co 15.33).
Enganamos a nós mesmos, quando pensamos que entraremos no céu de qualquer jeito.
Enganamos a nós mesmos, quando pensamos que o conhecimento bíblico sem obediência tenha alguma utilidade.
Enganamos a nós mesmos, quando pensamos que a graça dispense a santificação.
Enganamos a nós mesmos, quando pensamos que a religiosidade sem o amor agrade o coração de Deus.
“Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6.7).
“Então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não vos enganeis, meus amados irmãos” (Tg 1.15-16).
“E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos… Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua, mas engana o seu coração, a sua religião é vã” (Tg 1.22,26).
A personificação do engano no mundo será o Anticristo. Ele virá anunciando a paz e a justiça, enquanto se opõe ao Senhor Jesus.
Precisamos tomar cuidado, pois é possível falar a verdade e viver o engano.
Reconhecer nossas falhas, confessar, pedir perdão e melhorar sempre são formas de nos mantermos limpos e sempre verdadeiros.
:: Pr. Anísio Renato de Andrade
FONTE/ LAGOINHA.COM
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.