Fechar
Buscar no Site

Texto do Roberto Veloso (Igreja Batista do Olho Água) publicado na PG do Jornal pequeno do dia 26/01/2020

PERDOAR E SER PERDOADO

Por Roberto Veloso

Igreja Batista do Olho D´Água (São Luís-MA)

@robertoveloso_

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.” (Mateus 6:14,15)

Muita gente se ajoelha e ora ao Senhor pedindo perdão pelos pecados, transgressões e iniquidades, mas se esquecem de perdoar a quem o ofendeu.

Vivemos em um mundo de maldades e as ofensas são constantes, desde os pequenos dissabores até as grandes injúrias. No entanto, Deus nos ensina a sermos longânimos, compassivos, pacientes.

“Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.” (Efésios 4:2)

A inimizade, briga, ira, dissensões são o contrário da longanimidade. Isso se dá porque as primeiras são fruto da carne e a última do Espírito. E a carne e o Espírito contendem, opõem-se um ao outro. Quem anda de acordo com o Espírito não pode se submeter aos desígnios da carne.

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” (Gálatas 5:22)

Esse é o comportamento que Jesus Cristo deseja de nós. Uma atitude de quem está com o Espírito e não com a carne. Jesus deseja nos perdoar, mas quer que também perdoemos.

Os nossos pecados são muito grandes, porém, Deus nos perdoa, tornando-nos brancos como a neve, porque Ele é bom e a Sua misericórdia dura para sempre.

Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e cheio de graça, paciente e grande em misericórdia e em verdade”. (Salmos 86:15)

Porém, se não nos comportarmos com quem nos ofende da mesma maneira que desejamos o comportamento do Pai para conosco, Ele não nos perdoará. Jesus Cristo propôs a parábola do servo mau que bem ilustra essa situação.

Havia um servo que devia dez mil talentos e não tinha como pagar. O credor ordenou que fosse vendido ele, a mulher, os filhos e tudo o que possuía para que a dívida fosse paga. Para se ter uma ideia, dez mil talentos correspondem hoje a cerca de 8 bilhões de dólares.

O servo prostrou-se diante do seu senhor e pediu clemência que lhe foi concedida. Ao sair dali encontrou um companheiro de trabalho que lhe devia cem denários, o equivalente a dez mil reais, e imediatamente o sufocou para que o seu crédito fosse satisfeito.

Então, o seu senhor, chamando-o, lhe disse: Servo malvado, perdoei-te aquela dívida toda porque me suplicaste; não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti?(Mateus 18:32,33)

Assim, também é na nossa vida. Muitos querem que Deus perdoe os dez mil talentos de pecados que tem, mas não se dispõe a perdoar quem lhe deve cem denários de ofensa. Quem age dessa forma não recebe o perdão do Pai, essa é a palavra contida na Bíblia. Para a salvação é preciso praticar o ensinamento de Jesus: perdoar para ser perdoado.

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens