Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho (IB Boa Vista – Timon- Ma) publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 26/01/2020

Lucas 8 9-15 – OS INIMIGOS DA PALAVRA DE DEUS

9 – E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Que parábola é esta? 10 – E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam. 11 – Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus; 12 – E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo; 13 – E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam; 14 – E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição; 15 – E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança.

Jesus sempre responderá as nossas interrogações, pois  ele mesmo deseja que sejamos esclarecidos e não vivamos na ignorância quanto aos mistérios do reino de Deus. E, assim,  apresenta situações., três negativas e uma positiva. Significa que em três situações a Palavra de Deus não surtirá o efeito da mudança perfeita em beneficio do individuo, e sim,  a triste impossibilidade do não crer e não ser salvo. Precisamos, então, avaliar qual o tamanho do nosso interesse por Jesus e se somos sempre atentos em  ouvi-lo verdadeiramente. Nesta parábola Jesus cita três inimigos em potencial que farão de tudo para que o reino dos céus continuem inacessíveis, mesmo quando a palavra é semeada..

(v.12) O primeiro inimigo é o diabo. Não devemos supor que o “diabo” seja figura abstrata. De forma alguma. Mesmo aqueles que não se empenham em coisas espirituais, consentem que o diabo existe e que ele  é feroz inimigo  real e presente neste mundo- “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;” .( I Pe 5:8.). E a sua estratégia é “retirar” a Palavra, promovendo na mente incauta à dúvida e a rejeição à Verdade de Deus. Assim vemos acontecer a Bíblia, sendo retirada de muitos lares,  escolas, universidades, instituições públicas e privadas, enfim. Se as pessoas buscarem em insistência o conhecimento da Palavra, muitos serão chamados das trevas para a maravilhosa luz de Cristo. (I Pe 2.9).

(v.13) O segundo inimigo é a falta da perseverança. Não crêem para toda uma vida, mas crêem por algum tempo. Uma palavra sinônima  do verbo perseverar, é “agarrar-se”. Quem ouve a  Jesus, nunca mais quer deixá-lo, renunciá-lo, abandoná-lo. Todos estamos sujeitos à tentação, e devemos ter ciência que isso não vem de Deus. “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Tg 1.13” A tentação é apenas uma desculpa de alguém que não perseverou e deixou a  Jesus. Lembre, Jesus foi tentado no deserto, mas venceu pelas Escrituras, a Palavra de Deus dizendo ao diabo: O homem viverá de toda palavra que sai da boca de Deus (Mt 4.4); Não tentarás ao Senhor teu Deus. (Mt 4.7); Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele servirás. ESTÁ ESCRITO!  Portanto, sigamos firmemente o conselho que o Senhor deu a Josué 1.8 – “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.”

(v.14) O terceiro inimigo é a riqueza  e regozijar-se  com o mundo. Uma repreensão àqueles  que tem como principal os cuidados e riquezas e deleites da vida. Lembro-me da igreja orgulhosa de Laodicéia: “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;” Ap 3:17. Essa igreja repreendida pensava que sabia  adorar e servir ao Senhor, mas sua condição material e financeira ofuscava  a visão de  serviço que deveriam desenvolver para Jesus. A Palavra de Deus ocupava apenas uma pequena porção em seu coração. Jesus quer ser o primeiro e principal na vida da igreja que somos nós. Ele é o nosso Tesouro.

Finalmente, ouvir e amar a Palavra de Deus, deve ser nosso anelo. Assim, nem o diabo nos assalta, a tentação não vai nos fazer desistir, e nem qualquer atrativo deste mundo poderá diminuir o fervor de nossa adoração. Que assim seja. Amém!

Pr. Ivan Moutinho – IB Boa Vista – Timon- MA –

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens