Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr Hamilton Rocha (IBCalhau – São Luís/Ma) publicado na PG do dia 12/01/2020

O CRISTÃO ENFRENTANDO AS CRISES

I Reis 19:8-21

Pr. Hamilton Rocha*

    Após retumbante vitória contra quatrocentos e cinquenta profetas de Baal, Elias o tesbita, profeta do Senhor, tomou conhecimento que Jezabel, a terrível mulher do rei Acabe, decidiu matá-lo. Então ele fugiu para salvar a própria vida, indo para o deserto, profundamente triste, deprimido, pediu para si a morte. Nas Escrituras Sagradas encontramos dois homens de Deus, profetas do Senhor, pastores, que desejaram a morte: Jonas, por capricho, rabugice, e Elias, por estar deprimido.

    O apóstolo Tiago, irmão do nosso Senhor, nos informa algo muito importante a respeito de Elias. “Elias era humano e frágil como nós”, ou “sujeito às mesmas paixões” (Tiago 5:17). Isto é, o grande Elias era gente como nós. Assim como Elias todos nós podemos passar por crises. Nosso tônus emocional pode ter altos e baixos, podemos ficar deprimidos, sem ânimo para nada. A boa notícia é que Deus quer nos ajudar a sair das crises.

I   –  O QUE ELIAS FEZ NA CRISE?

1. Ele fugiu (v.3)

É próprio da natureza humana fugir aos problemas. Davi passou pela mesma experiência. No Salmo 55:6 ele declara: “Quem me dera ter asas como pomba! Eu voaria e encontraria descanso”.

2. Caiu em profunda tristeza (v.4)

Pediu para si a morte. Esse é um sintoma de uma pessoa deprimida.

3. Dormiu (vv.5,6).

Ele não tinha ânimo para nada. Elias entregou os pontos.

II  –  O QUE DEUS FEZ PARA TIRAR SEU PROFETA DA CRISE?

1. Deus foi ao seu encontro (vv.5,7)

Um anjo o tocou por duas vezes e mandou que ele se alimentasse. Deus queria um encontro com seu profeta em um lugar especial, o Monte Horebe (Sinai). Foi no Horebe que Moisés ouviu a voz de Deus. Por quarenta dias Moisés esteve no Horebe. Por quarenta dias Elias andou em direção a Deus, cerca de 300 Km. Moisés saiu do Horebe com o rosto transfigurado, transformado. Elias também sairia transformado do Horebe. Essa é a boa notícia. Deus vem ao nosso encontro. Deus não se esquece de nós. Há uma mesa posta para nós.

2. Deus repreendeu seu profeta (vv.9,13).

“Elias, que fazes aqui?”. Elias entrara numa caverna. Elias estava fora de lugar. A caverna não era o seu lugar. A pergunta que Deus faz a Elias é na verdade uma reprimenda. “Como chegaste a esse ponto?”. Quantas vezes estamos fora de lugar? Escolhemos o lugar errado para estar. Vamos a lugares onde não deveríamos ir. Envolvemo-nos com coisas ou pessoas com as quais não deveríamos nos envolver. Assumimos práticas e posturas que não deveríamos assumir.

Entramos na caverna, ficamos temerosos, aflitos, angustiados, na defensiva. Ao invés de vivermos na luz, estamos na escuridão da caverna. Isso nos traz inquietação, transtorno emocional e espiritual.

Na crise nossa visão fica distorcida. As reclamações de Elias a Deus são de fatos ocorridos no passado (v.10). Enquanto que a ansiedade seja excesso de futuro, a depressão é excesso de passado. Elias se queixa de solidão, mas ele não está só.

Somos assim também, dramáticos, superdimensionamos tudo. Vemos gigantes demais. Sofremos de hipermetropia.

3. Deus encontra-se com seu profeta (vv.11-14)

Deus manda Elias sair da caverna. O profeta obedeceu (v.13). Elias temeu olhar par o Senhor. Cobriu-se com sua capa. Elias ouviu a voz “mansa e suave” do Senhor. Em nossas crises precisamos discernir a voz do nosso Deus. Há muitas vozes no mundo. Uma só é bastante para nós: a voz do nosso Deus.

4. Deus consolou seu profeta –(vv.15-18).

Deus mandou que Elias voltasse (300 km). Moisés teve que retornar ao Egito. À Igreja de Éfeso nosso Senhor disse: “Lembra-te, pois de onde caíste, arrepende-te e volta às obras que praticavas no princípio…” (Apocalipse 2:5).

Precisamos voltar e enfrentar nossos problemas.

Deus estava dizendo ao profeta: Volta Elias. Há tarefas a realizar ainda. Tens dois reis para ungir e um profeta que ungirás em teu lugar. Além disso, há sete mil pessoas que não dobraram seus joelhos a Baal. Estou no controle.

Das quatrocentas e oitenta e sete ordens de Jesus no Novo Testamento, a mais repetida é: “Não temas”. Essa é a única coisa proibida aos cristãos: temer.

Elias não temeu. Obedeceu.

Elias voltou. Glória a Deus!

Pastor da Igreja Batista do Calhau em São Luís do Maranhão

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens