Texto do Pr Luiz Antônio ( Igreja Quadrangular – Aracaju – Sergipe – Publicado na PG do dia 05/01/2020
O ano é novo, e você?
A maioria das pessoas gosta de coisas novas, roupas novas, casa nova, carro novo e até novas amizades. Assim também a maioria gosta de entrar em um novo ano, novas expectativas, novos sonhos, mas, ainda que seja um novo ano e você, é uma nova pessoa?
As coisas que não deram certo no ano que passou possivelmente foi por conta de atitudes que você teve ou deixou de ter, ou seja, responsabilidade sua. Isso quer dizer que ainda que o ano seja novo se você não se renovar, as coisas continuarão trazendo os velhos resultados de sempre.
Talvez um dos maiores equívocos que cometemos na vida é o de darmos maior valor às questões exteriores do que às interiores, queremos mudar nossa vida de fora para dentro quando as mudanças reais, significativas, duradouras, consistentes se dão de dentro para fora. De nada adianta entrarmos em um novo ano, mudarmos nosso estilo de vestimenta, de aparência, cor do cabelo, usarmos lente de contato ou qualquer outro tipo de coisa que altere apenas nosso estereótipo, se não mudarmos por dentro, se não tivermos autocrítica para corrigirmos nossos erros, seremos a mesma pessoa que tomou decisões no ano velho e vamos cometê-los no novo ano.
Jesus disse algo extraordinário (como sempre) sobre isso. Ele disse que não se pode colocar vinho novo em odres velhos, pois o vinho novo que ainda está fermentando acabará estourando o odre velho que não tem mais elasticidade para acomodar esse processo; deve-se colocar vinho novo em odres novos, pois quando houver ainda a fermentação o odre novo ainda tem o que esticar e acomodará o processo. Trazendo isso para a nossa vida, se você for uma pessoa de costumes antigos, tradicionalismo que impede o novo de acontecer, as coisas novas poderão vir, mas não terão como se acomodar na sua velha forma de viver. Sabe o que acontece? Assim como o odre velho estoura e faz derramar o vinho novo, assim também você não conseguirá reter as coisas novas na sua vida e perderá tudo mais uma vez. Seja sincero, já passou por isso? Aconteceram coisas boas que você não estava preparado ou preparada para receber e reter? Então, receber coisas novas quando ainda continuamos sendo o velho homem do ano velho nos fará perder as coisas novas que vierem com o ano novo. Por isso a pergunta, o ano é novo, e você?
O apóstolo Paulo diz assim: Não tome a forma desse mundo, mas transformem-se através da renovação de sua mente, para que então possa experimentar qual é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus em sua vida. Por isso, procure mudar, renovar, comece pelos pensamentos que distorcem a realidade de quem é você e de quem são os outros a sua volta, depois mude os hábitos que sejam prejudiciais à sua vida, mude também a forma de tratar as pessoas. Não tenha medo de ser uma nova e melhor pessoa, então estará preparado para o novo ano e tudo de novo que ele trará. Um abraço e até a próxima oportunidade se Deus disser que sim.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.