Artigo: Perfeitos ou imperfeitos, o que somos?
Artigo: Perfeitos ou imperfeitos, o que somos?
Para todo ano que se inicia, as pessoas fazem novos planos, traçam novas metas, desenvolvem novos objetivos. Mas para que de fato se concretizem esses novos planejamentos, primeiramente temos que entender nossa identidade, entender quem somos, e só então será possível definir o que queremos para o futuro.
E como 2020 chegou, nada melhor que fazer uma reflexão de quem nós somos em Deus. Seriamos seres perfeitos ou imperfeitos? Se não sabemos nem nosso status enquanto criatura, como saberemos nosso status enquanto filhos?
Existe diferença entre criatura de Deus e filho de Deus. Isso nos faz sermos, ao mesmo tempo, seres perfeitos e imperfeitos.
Para elucidar, vamos entender primeiro o que é ser criatura pensada e planejada por Deus. Deus sonhou com você, Ele planejou você exatamente do jeito que você é (Sl 139.13-14). Deus não comete erros, e toda a sua criação tem um propósito (Cl 1.16-17). Entendendo que Deus te desenhou e te criou exatamente como Ele queria que fosse, toda a combinação genética para que você fosse assim também foi pensada, o que inclui a família que você nasceria.
Enquanto criaturas, somos perfeitos, pois Deus quis que nascêssemos com as características físicas que nós temos. Isso foi planejado pelo Pai. A cor dos seus cabelos, dos seus olhos, da sua pele, tudo, absolutamente tudo em você é como Deus quis que fosse. Somos obras primas de Deus (Ef 2.10a), somos perfeitos. Com cabelo ou sem, com todos os membros ou não, com todos os sentidos ou sem algum deles.
Deus te fez para servir ao propósito que Ele planejou para sua vida (Rm 8.28). Não devemos, portanto, lamentar por não ter a aparência x ou y, ou nos compararmos aos outros. Somos únicos!
Se Deus quisesse que todos fossemos iguais, Ele não teria criado um mundo diverso em plantas, em animais e em pessoas (Ne 9.6). Deus é criativo e ama a diversidade. Se você é deste jeitinho, é porque Deus quis que assim fosse. Se ame como Deus te ama, se cuide como Deus cuida de você. Tenha zelo pelo seu corpo (1 Co 19-20), pela sua saúde. Não deteriore a criação perfeita que você é em Deus.
Ser criatura, porém, não se confunde com ser filho. Os filhos são aqueles que reconhecem e aceitam Jesus como seu Salvador (Ef 1.5-7). Aqueles que assim o fazem deixam de ser somente criaturas de Deus e passam a ser filhos Dele (Gl 4.4-7). Enquanto filhos, somos, contudo, seres imperfeitos, que carecem da presença e comunhão com Deus para sermos aperfeiçoados em caráter e personalidade, para nos tornarmos cada vez mais parecidos com o Pai (2 Co 3.18).
Quando nos tornamos filhos de Deus, nós reconhecemos que somos falhos, e que precisamos da graça e misericórdia de Deus diariamente em nossas vidas (Rm. 3.23-24). Somos seres imperfeitos que estão em constante transformação.
Devido ao nosso novo status de “filho”, precisamos ser ensinados pelo nosso Pai, precisamos nos tornar cada vez mais parecidos em caráter e em personalidade com Aquele que É perfeito em tudo (Mt 5.48). Devemos assumir nossas fraquezas, para assim permitir que, por meio delas, Deus nos torne fortes (2 Co 12.9-10). Precisamos entender que somos dependentes, para que então tomemos decisões firmadas no propósito de Deus para nós. Precisamos reconhecer que somos imperfeitos, mas na incessante busca pelo aperfeiçoamento.
Assim, sabendo que somos seres ao mesmo tempo perfeitos e imperfeitos, temos que nos planejar para este novo ano, reconhecendo que devemos nos amar como criaturas perfeitas, mas devemos nos aperfeiçoar enquanto filhos imperfeitos, pois o único Perfeito em todas as coisas, Jesus, se sacrificou pelo pecado de todos nós para que pudéssemos ter a chance de nos achegarmos ao Pai (Jo 3.16-18).
Seja grato por quem você é e seja humilde para saber que você sempre pode melhorar para ser mais parecido com Jesus. Nós somos os seres perfeitos mais imperfeitos que existem.
Que, em 2020, possamos nos amar como criaturas perfeitas e sermos transformados constantemente para minimizar nossas imperfeições.
Que 2020 seja o ano de mudanças genuínas em nossas vidas. Que nossos planos, metas e objetivos nos levem a ser e fazer a diferença para tornarmos esta terra um lugar melhor, até que possamos, um dia, ir para o nosso lar eterno ao lado de Deus Pai.
:: Dayanna Fagundes Silva – Grupo de Ação Política – GAP
Foto: Legacy Hub
FONTE/ LAGOINHA.COM
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.