Texto do Pr. Ivan Moutinho(IB Boa Vista- Timon- Ma – publicado na PG do dia 29/12/2019
Lucas 9 7-9 – ALGUNS, OUTROS E OUTROS
7 – E o tetrarca Herodes ouviu todas as coisas que por ele foram feitas, e estava em dúvida, porque diziam alguns que João ressuscitara dentre os mortos; e outros que Elias tinha aparecido; 8 – E outros que um profeta dos antigos havia ressuscitado. 9 – E disse Herodes: A João mandei eu degolar; quem é, pois, este de quem ouço dizer tais coisas? E procurava vê-lo.
Embora alguns judeus influenciado por Platão e outros pensadores aceitassem a reencarnação, a maioria dos que viviam na Palestina acreditavam na ressurreição do corpo.
A dúvida de Herodes Antipas pairava entre o que alguns, outros e outros, equivocadamente, diziam ser Jesus: João Batista, Elias ou um profeta da antiguidade que havia ressuscitado. Uma pergunta que precisava de resposta: “Quem é, pois, este de quem ouço dizer tais coisas?”
João Batista não veio para reinar, era mais do que um profeta, um arauto com invejável privilegio, pois anunciou a presença do Messias que já estava entre nós. Elias, outro profeta, herói nacional do povo de Israel, por um erro de interpretação de leitura, também, fora citado equivocadamente como um outro provável nome, haja visto o escrito de Malaquias 4.5, Elias … o que viria antes do grande e terrível dia do SENHOR. Também, conjecturava-se ser Jesus, um dos outros profetasdos tempos antigos. Definitivamente, qualquer um desses nomes sugeridos precisariam ter voltado à viver, ressuscitado dentre os mortos.
Mesmo Herodes admitindo a ressurreição, com certeza, considerava, apenas, uma ressurreição temporária – I Reis 17:22 – E o SENHOR ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu.Evidente que o menino que reviveu, e passado o tempo determinado por Deus, teve que morrer.
Daniel informa sobre a ressurreição tendo o caráter de se reviver para avida eterna e sendo recebido por Deus ou desprezado eternamente. Daniel 12:2 – “E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno”.
A dúvida de Herodes repercute ainda hoje. Pessoas especulam mas não buscam as evidências bíblicas, sugerem mas não tem o conhecimento de Deus,e inventam muitas narrativas para convencimento de todos que estão em dúvida. Felizmente, não conseguem confundir aqueles que, pela fé, crêem no Filho de Deus que veio ao mundo para reinar, no coração daqueles que o recebem em amor.
Herodes Antipas, filho de Herodes o grande (rei na época do nascimento de Jesus), “tal pai, tal filho”, tentaram encontrar Jesus para barrá-lo de ser rei. Não admitiam outro rei, nem outro governo em seu lugar. Em nossos dias, grande multidão de pessoas ainda duvidam de quem, verdadeiramente, seja Jesus. São aqueles que sentados no trono do seu EU, reinam e governam para si mesmas, e, mais agravante, ouvem alguns, outros e outros especuladores, palpiteiros que cultivam o grande ERRO, desconhecendo quem Jesus É.
A Bíblia em testemunho fidedigno, não deixa nenhuma sombra de dúvida a respeito de Cristo. As evidências, provas dos fatos históricos e transformação de vidas são verdadeiras, inequívocas, e incontestáveis. Jesus é sim o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, não importa o que alguns, outros e outros tentem especular. Uma pergunta: O amor de Jesus reina completamente em sua vida? Se, não, saia imediatamente do seu trono e coroe Jesus o teu único Rei.
Pr. Ivan Moutinho – IB Boa Vista – Timon-MA
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.