Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Hamilton Rocha (IBCalhau – São Luis-Ma) publicado na PG do dia 29/12/2019

MAGOS

Mateus 2:1-12

Pr. Hamilton Rocha*

    Herodes reinou de 37 a.C. a 4 a.C. Os romanos chamavam-no rei dos judeus. Morreu em 4 a.C. Jesus nasceu por volta do ano 6 ou 7 a.C. Por um erro antigo, a era cristã começa alguns anos depois do nascimento de Cristo (Lucas 2:1,2).

    Os magos eram filósofos, sacerdotes, astrólogos, sábios, que se abalaram do Oriente para adorar o Deus-menino em Jerusalém. E quando lá chegaram, fizeram uma pergunta sensacional: “Onde está o rei dos judeus recém-nascido?” (v.2).

    Não havia qualquer vislumbre de dúvida a respeito do nascimento de Jesus. Que ele nascera era certo. O que eles queriam era o endereço.

    Jesus era um menino (paidion, cf. vv.8,9,11). Não era mais um recém-nascido (brephós, cf. Lucas 2:12). Não sabemos a quantidade dos magos (“…vieram alguns magos…” v.1). Mas eram sábios.

    O que podemos aprender com aqueles sábios?

I   –  SEGUIRAM A ESTRELA

    “Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo” (v.2). Os astros se alegraram com o nascimento de Jesus.Jesus tinha estrela e é uma estrela: “Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã” (Apocalipse 22:16).

    A estrela da manhã é assim denominada por brilhar de manhã, antes de o sol nascer. Ou Estrela da Alva. Os antigos supunham que eram duas: a da manhã, chamada Lúcifer, e a da noite, chamada Vésper. Pitágoras provou que as duas eram uma só. Vênus é o seu nome. Um dos mais importantes planetas do nosso sistema solar.

    Mas no texto sagrado a estrela da manhã não é Vênus, mas Cristo. Cristo é a estrela da manhã porque brilha. Intensamente. Fulgurantemente. Vênus brilha porque está perto do sol – mais perto do que a terra – do qual recebe luz. Porém Cristo é luminescente porque emite luz, em lugar de recebê-la. Ele não precisa do sol para iluminá-lo.

    Sigamos a estrela da manhã. “Então Jesus voltou a falar-lhes: Eu sou a luz do mundo; quem me seguir jamais andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8:12).

II  –  PROCURARAM ENCONTRAR O ENDEREÇO DE JESUS

    “Quando entraram na casa…” (v.11). Casa e não gruta. Casa e não estrebaria. Casa em Belém.

    Onde podemos encontrar Jesus?

    1. Na criação: “Porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam poderes; tudo foi criado por ele e para ele”(Colossenses1:16).

    2. Nas Escrituras Sagradas: “Vós examinais as Escrituras, pois julgais ter nelas a vida eterna; e são elasque dão testemunho de mim” (João 5:39).

    3. Nos Pequenos Grupos (células): “Pois onde dois ou três se reúnem em meu nome, ali estou no meio deles” (Mateus 18:20).

    4. Nos templos onde Seu nome é pregado e adorado

    5. No coração dos seus filhos: “Uma das mulheres que nos ouviam, chamada Lídia, vendedora de tecidos de púrpura, da cidade de Tiatira, era temente a Deus. O Senhor lhe abriu o coração para acolher as coisas que Paulo dizia” (Atos 16:14).

III –  ADORARAM A JESUS

    “… e, prostrando-se, o adoraram…” (v.11).

    Maria, a mãe daquele menino estava ali, porém os magos adoraram somente a Jesus. Quem lhes deu tal revelação? A quem estamos adorando?

IV –  OFERTARAM

    “Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra” (v.11).

    O ouro simbolizava sua deidade e pureza; o incenso a fragrância da sua vida; a mirra, seu sacrifício e morte (usada em embalsamamento).

    Os magos ofertaram o que tinham de melhor.Aprendamos com os magos.

V  – OBEDECERAM

    “Sendo avisados em sonho para não voltar a Herodes, regressaram para sua terra por outro caminho” (v.12).Somos desafiados a obedecer a voz divina. Sigamos o exemplo daqueles magos. Que no novo ano que se aproxima sejamos todos obedientes à voz divina.

Pastor da Igreja Batista do Calhau em São Luís do Maranhão

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens