Fechar
Buscar no Site

Ministério da Cidadania e Petrobras discutem parceria para pesquisas na área da primeira infância

Em reunião nesta quinta (19), o ministro da Cidadania, Osmar Terra, e o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, definiram o investimento nas crianças como uma prioridade

– Foto: Foto: Rafael Zart

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, foi recebido na quinta-feira (19) pelo presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, para debater parcerias com o objetivo de qualificar pesquisas científicas voltadas à primeira infância.

A intenção é que a Petrobras dê suporte ao Ministério da Cidadania para aprofundar evidências científicas que servirão de base ao aprimoramento do Criança Feliz – o maior programa de visitação domiciliar do mundo para a promoção do desenvolvimento infantil.

“A Petrobras e o presidente, Roberto Castello Branco, têm uma noção muito precisa da importância da primeira infância para o desenvolvimento do País. A área social da Petrobras está voltada a essa fase da vida. Então, vamos aproveitar essa parceria para dar um passo adiante. Queremos mais produção de pesquisa científica detalhada na área da primeira infância, porque temos o Programa Criança Feliz”, ressaltou Osmar Terra.

Analisar os resultados do trabalho já realizado com mais de 850 mil indivíduos, entre crianças e gestantes brasileiras, por meio do Criança Feliz, é uma das colaborações científicas esperadas, segundo Terra. O recurso específico para as pesquisas ainda deve apoiar a produção de estudos em execução, a partir de universidades federais e instituições privadas.

“Além de universidades que são públicas, temos instituições privadas que estão se dedicando, colaborando com o Criança Feliz, como é o caso do Instituto do Cérebro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, que tem o maior centro de neuro-imagem da América Latina. Essas várias linhas de pesquisa são importantes para apoiar e aprimorar as políticas públicas para o desenvolvimento infantil”, completou.

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, enfatizou a importância de poder dialogar com o ministro Osmar Terra sobre os planos de investimentos para a primeira infância. “Foi uma excelente oportunidade de apresentarmos ao ministro as linhas dos projetos de primeira infância que serão desenvolvidos em 2020, dentro da nossa estratégia para o tema”, disse.

Na oportunidade, o ministro Osmar Terra entregou em mãos, ao presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, a revista Pais & Filhos, que nesta edição traz informe publicitário sobre o Programa Criança Feliz. Também participaram da reunião o diretor de Relações Institucionais da Petrobras, Roberto Ardenghy, e a gerente-executiva de Responsabilidade Social da Petrobras, Olinta Cardoso.

Reconhecimento Mundial

O Criança Feliz foi o vencedor do prêmio da Cúpula Mundial de Inovação para a Educação – WISE Awards 2019. A premiação ocorreu em Doha, no Catar, em novembro. O Criança Feliz foi selecionado entre 482 projetos de 130 países.

Criança Feliz em números

Já aderiram ao Programa Criança Feliz 5.570 municípios. Mais de 25 milhões de visitas foram realizadas, em atendimento a mais de 706 mil crianças e 146 mil gestantes. O programa integra as áreas da Saúde, Assistência Social, Educação, Justiça, Cultura e Direitos Humanos. A meta do Ministério da Cidadania é finalizar 2020 com dois milhões de atendimentos.

Por Karoline Avila

 

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens