Texto do Pr. Luiz Antonio ( Igreja Quadrangular- Sergipe-Aracaju) publicado na PG do dia 15 /12/2019
Avaliação
Essa é uma das palavras que mais ouvimos nos dias de hoje. Avaliação de desempenho, avaliação de resultados, avaliação formativa, avaliação física, avaliação psicológica. Entretanto, o interessante é perceber que mais uma vez (como sempre) a Bíblia Sagrada saiu na frente, pois, em diversos momentos, encontramos ali a orientação de que devemos observar o modo como estamos vivendo. Geralmente encontramos palavras como: observe, veja como está vivendo, considere suas atitudes, e por aí vai. Veja esse versículo, por exemplo:
Agora, assim diz o Senhor dos Exércitos: “Vejam aonde os seus caminhos os levaram. Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada”. Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Vejam aonde os seus caminhos os levaram!” Ageu 1:5-7.
Neste texto, o profeta Ageu está chamando o povo a uma reflexão. Acredito que isso é o que tem faltado a muitas pessoas. Vejo muitos reclamando da vida como se não fossem responsáveis por nada do que lhes acontece, outros preferem atribuir o que deu certo à sorte, e há quem atribua o que deu errado ao azar.
E você? Como suas atitudes e suas decisões entram nisso tudo?Acredito que é muito importante parar para pensar o porquê das coisas estarem dando erradas. Por exemplo: há pessoas que repetem as decisões e escolhas erradas, e ficam esperando que as coisas mudem. Precisamos aprender com a vida, com os acertos e com os erros, mas somente aprenderemos de verdade se tivermos a coragem de nos avaliarmos. Como diz a Bíblia, observe aonde você chegou e depois volte pelo caminho para saber o que fez de errado para chegar nessa situação. Só assim você poderá consertá-la.
No caso do versículo citado acima, o Senhor Deus estava questionando o seu povo por estar preocupado apenas em cuidar de suas próprias casas e não tinham mais nenhuma preocupação em continuar com a construção do templo e, como consequência disso, suas vidas não iam para frente. Por isso, Deus convidava as pessoas a pensar no resultado de suas escolhas. Sim, é isso mesmo. O que você está vivendo hoje é resultado de suas escolhas. Quer ter uma vida melhor? Avalie suas escolhas e as faça diferentes da próxima vez.
Para lhe ajudar nessa reflexão, cito aqui alguns motivos pelos quais as coisas podem não estarem dando certo na sua vida. Primeiro, a falta de atitudes ou atitudes erradas. Se você embarcou nessa de “deixa a vida me levar, vida leva eu”, então está lhe faltando atitude, e a vida é preciosa demais para a deixarmos solta ao vento. Se você tem tomado repetidamente atitudes erradas, os resultados desastrosos vão continuar aparecendo; segundo, a indiferença à voz de Deus na sua vida, pois estará simplesmente desprezando a orientação daquele que criou os céus, a terra, você mesmo, e tudo que existe. E olha que Ele fala com você talvez mais do que perceba. Terceiro, as interferências de um mundo espiritual negativo. Saiba que existem pessoas que se dispõem a viver para fazer o mal aos outros. Talvez você pergunte: “E isso pega?” Pois lhe respondo assim: toda casa desocupada pode ser invadida a qualquer momento. Portanto, se apegue com Deus e tenha sua vida debaixo da proteção e orientação d’Ele.
Um forte abraço e até a próxima, se Deus disser que sim.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.