Texto do Pr. Ivan Moutinho ( IB Boa Vista-Timon) publicado na PG do Jornal pequeno do dia 15/12/2019
QUE MARAVILHA!
49 – Estando ele ainda falando, chegou um dos do príncipe da sinagoga, dizendo: A tua filha já está morta, não incomodes o Mestre. 50 – Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva. 51 – E, entrando em casa, a ninguém deixou entrar, senão a Pedro, e a Tiago, e a João, e ao pai e a mãe da menina. 52 – E todos choravam, e a pranteavam; e ele disse: Não choreis; não está morta, mas dorme. 53 – E riam-se dele, sabendo que estava morta. 54 – Mas ele, pondo-os todos fora, e pegando-lhe na mão, clamou, dizendo: Levanta-te, menina. 55 – E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer. 56 – E seus pais ficaram maravilhados; e ele lhes mandou que a ninguém dissessem o que havia sucedido.
Jairo ouviu uma trágica notícia: – A tua filha já está morta! Com certeza, naquele exato momento, desvaneceu-lhe a esperança. Para o homem sem Deus não há esperança, e assim, determinam: – Pare com isso! Acabou-se o tempo de ter esperança, “Game Over”. E pior, quando as pessoas dizem: – Não incomode a Jesus. Ele não se importa com a sua tragédia de vida. Essa é a parte ruim da natureza humana que mata a esperança e tenta impedir a busca do auxilio divino.
Mas quem “bate o martelo” sobre as questões da vida e morte, é Jesus. Ele diz: “- Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, … , que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.” (Ap.1.8). O Senhor Jesus rebate a palavra de desesperança humana: – Não temas; crê somente, e será salva.
Na casa de Jairo, Jesus determina aqueles que deveriam entrar. Dos discípulos, somente os mais íntimos, Pedro, Tiago e João. E os pais que com sinceridade confiaram em Jesus. Jesus quer os mais íntimos e sinceros com Ele. Eu vos escolhi a vós (Jo 15.16). Pois, com os sinceros de coração o Senhor tem prazer em tê-los na sua intimidade (Pv 3.32).
A palavra de Jesus é o conforto do aflito. Só Ele pode em amor e toda autoridade dizer: Não chore! Assim consolou a viúva de Naim (Lc 7.13), e agora, fala para o pai da menina morta.
Infelizmente, pessoas sem conhecimento, riem considerando absurdo o que Jesus afirma. Em nossos tempos os escarnecedores erram quando riem das coisas pertencentes a sabedoria do próprio Deus. O apostolo Paulo adverte desse grande erro: “- Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. (Gl 6:7).
O pior absurdo de todos os tempos é rir daquele que é o Deus que veio ao mundo e que pisou na Terra, o Emanuel, Deus conosco.
Aos discípulos mais achegados e aos pais da menina, deu o conhecimento sobre o que fez. Mas aos de fora, espiritualmente falando, Deus os julgará. “ Mas Deus julga os que estão de fora. ”( I Co 5:13a)
Toda ação de Deus é maravilhosa. Tudo é possível para o criador. Fica bastante claro, que as coisas espirituais são superiores às do plano material, físico e terreno.
É Jesus quem dá, e tira a vida, e se Ele quiser a faz retornar, como o filho da viúva de Naim, e, agora, com a filha de Jairo. O espírito da menina voltou, aquela que estava morta levantou-se imediatamente. E hoje vivemos, para testemunho que, antes éramos mortos, e Jesus nos vivificou pela Palavra. Jesus nos fez entrar em intimidade com Ele.
Imediatamente a menina levantou-se, quando Jesus ordenou que a alimentasse. O nosso corpo físico precisa da comida material, mas o corpo espiritual vive pela Palavra de deus. Tudo isso, realmente é lindo e maravilhoso! Mas … um comunicado sério: “… eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei.”
Pr Ivan Moutinho – IB Boa Vista -Timon-MA – 14-12-2019
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.