Texto do Pr. Ivan Moutinho (IB Boa Vista- Timon/Ma) publicado na PG do dia 23/11/2019
Lucas 8 26-38 – MUDANÇA DE CONDIÇÃO
26 – E navegaram para a terra dos gadarenos, que está defronte da Galiléia. 27 – E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios, e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros. 28 – E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando, e dizendo com grande voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes. 29 – Porque tinha ordenado ao espírito imundo que saísse daquele homem; pois já havia muito tempo que o arrebatava. E guardavam-no preso, com grilhões e cadeias; mas, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos. 30 – E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios. 31 – E rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo. 32 – E andava ali pastando no monte uma vara de muitos porcos; e rogaram-lhe que lhes concedesse entrar neles; e concedeu-lho. 33 – E, tendo saído os demônios do homem, entraram nos porcos, e a manada precipitou-se de um despenhadeiro no lago, e afogou-se. 34 – E aqueles que os guardavam, vendo o que acontecera, fugiram, e foram anunciá-lo na cidade e nos campos. 35 – E saíram a ver o que tinha acontecido, e vieram ter com Jesus. Acharam então o homem, de quem haviam saído os demônios, vestido, e em seu juízo, assentado aos pés de Jesus; e temeram. 36 – E os que tinham visto contaram-lhes também como fora salvo aquele endemoninhado. 37 – E toda a multidão da terra dos gadarenos ao redor lhe rogou que se retirasse deles; porque estavam possuídos de grande temor. E entrando ele no barco, voltou. 38 – E aquele homem, de quem haviam saído os demônios, rogou-lhe que o deixasse estar com ele; mas Jesus o despediu, dizendo: 39 – Torna para tua casa, e conta quão grandes coisas te fez Deus. E ele foi apregoando por toda a cidade quão grandes coisas Jesus lhe tinha feito.
Permitam-me a visualização da transcrição do texto de Lucas que detalha o motivo, o enfrentamento e o resultado do porque Jesus passou para a região de Decápoles.
Jesus antes repreendeu a terrível tempestade no Mar da Galiléia, quando cobrou a FÉ dos seus discípulos. Agora, submete uma Legião de 6.000 demônios, que imploram para não serem incomodados reconhecendo-oFilho do Altíssimo (v.28). Assim Jesus manifesta autoridade sobre todofenômeno natural quando acalma tempestade e sobrenatural quando as hostes e potestades espirituais do mal atacam.
Jesus ordena ao demônio que declare o nome, mesmo tendoconhecimento de ali estarem incontáveis entidades demoníacas. Muitos vindos da cidade de Gerasa, além dos discípulos presenciavam o enfrentamento espiritual. Aquele homem não era simplesmente um LOUCO DAS IDÉIAS, um simples doente mental, mas alguém atormentado espiritualmente possuído por demônios.
Esta é uma das facetas da ação de possessão maligna que de forma violenta assalta a criação de Deus. Outra, é que aqueles demônios,impeliam o homem possesso para atormentá-lo nos desertos, enquanto o Espírito Santo guia os filhos de Deus para aprová-lo no deserto.
Todo espírito precisa ocupar um corpo físico. Não à toa, os demônios rogaram a Jesus que concedessem que ao sair do homem possesso, pudessem entrar numa manada de porcos que ali pastava, assim, Jesus concedeu. E depois se precipitaram no despenhadeiro se afogando no lago.
Mas, o nosso maior aprendizado não é conhecer facetas dos demônios, e sim, conhecer mais ainda do poder de Jesus, que desperta a nossa FÉ e nos surpreende a cada dia e momento. 1) Jesus mudou a condição do homem possesso por espíritos malignos. Aqueles que saíram da cidade para ver o que aconteceu encontraram-no diferente. 2) Jesus nos veste com a roupa da dignidade, pois o homem não estava mais nú; 3) Jesus ilumina e esclarece e acalma a mente daqueles que ele toca e dá bons pensamentos, pois o homem agora se encontrava em perfeito juízo; 4) Jesus atrai todos a si e para ouvi-lo e dar-lhe a atenção devida, pois o homem sentava-se aos pés de Jesus. Foi o que aconteceu. O homem que fora liberto e curado, pediu para seguir com Jesus. Porém Jesus declarou-lhe do seu propósito em libertá-lo do cativeiro: “Torna para a tua casa, e conta quão grandes coisas te fez Deus.” e assim saiu para apregoar para toda a cidade as grandes coisas que Jesus lhe tinha feito.O Senhor nos liberta do império das trevas e atrai para o seu reino da sua maravilhosa luz. Sejamos luz primeiramente em nossa casa e apregoemos com alegria, as maravilhas que Deus fez para nós. Nossa casa, nosso campo missionário.
Pr. Ivan Moutinho – IB Boa Vista- Timon-MA – 23.11.2019
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.