Texto do Pr Hamilton Rocha (IBCalhau de São Luís ) publicado na PG do dia 17/11/2019
A MISSÃO DA IGREJA
Mateus 28:19,20
Pr. Hamilton Rocha*
Alguém disse que “ou a igreja é missionária ou não é igreja”. “Igreja missionária” é um termo redundante.
Igreja ou “ekklesia”, de “ek” e “kaleo”, “chamar”, “chamar para fora”, “convocar”, designa um círculo de crentes de alguma localidade definida, uma igreja local.Num sentido mais geral “ekklesia” é a totalidade do corpo, no mundo inteiro, daqueles que professam a Cristo. Em um sentido mais compreensivo, a palavra se refere a todo o corpo de fiéis, quer no céu, quer na terra, que se uniram ou se unirão a Cristo como Salvador e Senhor.
Há uma dimensão interna: chamado e ide. Há um “vinde a mim” e há o “ide”.
Depois de salvos somos enviados. Disse o Senhor: “Não fostes vós que me escolhestes; pelo contrário, eu vos escolhi e vos designei a ir e dar fruto, e fruto que permaneça, a fim de que o Pai vos conceda tudo quanto lhe pedirdes em meu nome.” (João 15:16).
Quais os conteúdos da missão da igreja?
I – EVANGELIZAR –
Este é o conteúdo kerigmático: Proclamar o evangelho do reino de Deus a tempo e fora de tempo por todos os meios e métodos possíveis.
Somos chamados a contar a história da salvação. “Ide, fazei discípulos…” (Mateus 28:19). “Jesus percorreu toda a Galileia, ensinando nas sinagogas deles, pregando o evangelho do reino e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo.” (Mateus 4:24).
II – ENSINAR – (Didakê)
É a didakê, o ensino da Palavra, os sermões expositivos. O novo crente nada sabe.
Há um novo saber para se evitar as heresias.“Ensinando-os a obedecer a todas as coisas que vos ordenei.” “O meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento…” (Oséias 4:6). “E eles perseveravam no ensino (didakê) dos apóstolos…(Atos 2:42).
III – INTEGRAR – (Koinônica – koinonia) –
Este é o conteúdo koinônico, de koinonia. Os cristãoprimitivos, dentre outras coisas, perseveravam na comunhão (koinonia), no partir do pão e nas orações.” (Atos 2:42).
A igreja é corpo, é família. Não se vive a vida cristã isoladamente. Necessitamos uns dos outros. Precisamos aprender a suportar uns aos outros, crescer na diversidade.Temos a eternidade toda pela frente.
IV – SERVIR – (Diakonia) –
“Jesus percorreu toda a Galileia…e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo.” (Mateus 4:23).
A igreja é chamada a servir. Somos chamados a despertar no coração dos fiéis respostas de misericórdia às necessidades humanas. Como resultado da ação do Espírito Santo que deixou o meu coração sensível às necessidades humanas. “Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era estrangeiro, e me acolhestes; precisei de roupas, e me vestistes; estive doente, e me visitastes; estava na prisão e fostes visitar-me.” (Mateus 25:35,36).
É o Ministério da Ação Social da Igreja. Profissionais liberais colocando-se à disposição do Reino.
V – PROFÉTICA –
É missão da igreja denunciar as estruturas iníquas da sociedade (ira santa). Colocar-se à disposição de Deus para usar o seu chamado em benefício do povo.
A igreja tem um compromisso com a vida. Não podemos apoiar o aborto, o infanticídio, o genocídio…
É do conteúdo da igreja o compromisso com a integridade da criação. Ter uma preocupação com o meio ambiente, antes que fique só ambiente. Dons e vocações a serviço do próximo. A missão da igreja envolve todos esses conteúdos.
Mas antes de sairmos para a missão, precisamos seguir 4 passos:
Primeiro, é preciso conhecer. O cristão lê a Bíblia, mas lê também os jornais. O cristão não é um alienado.
Em segundo lugar o cristão necessita aprender a discernir. Saber ler nas entrelinhas e interpretar com maturidade. Filtrar as informações e interpretá-las adequadamente.
Terceiro, a igreja precisa interceder pelas grandes causas nacionais e internacionais.
E, finalmente, agir. O que eu posso fazer pra mudar esse quadro? A Igreja evangélica do passado impactou mais a sociedade. A sociedade cresceu, os evangélicos cresceram, mas não há transformação estrutural. Onde falhamos?
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.