Fechar
Buscar no Site

Criança Feliz é destaque em seminário sobre primeira infância no Congresso Nacional

CRIANÇA FELIZ

Programa de visitação domiciliar desenvolvido pelo Ministério da Cidadania ajuda a promover o desenvolvimento integral na primeira infância
Foto: Clara Angeleas

O Criança Feliz, maior programa de visitação domiciliar para o desenvolvimento infantil do mundo, foi destaque durante o VII Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância, realizado nesta terça-feira (12), na Câmara dos Deputados, em Brasília. Organizado pela Frente Parlamentar Mista pela Primeira Infância, o encontro reuniu representantes do poder público, além de membros da sociedade civil, de empresas e de universidades, para discutir medidas para promover o desenvolvimento infantil integral de forma conjunta.

Na abertura oficial do evento, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, frisou a importância do trabalho multissetorial e da participação da sociedade para a construção de políticas públicas eficazes voltadas à primeira infância. “Todos os nossos programas, e em especial o Criança Feliz, trabalham integrando diversos setores. Unimos cidadania, desenvolvimento social, esporte, saúde e direitos humanos, e contamos com o apoio de todos para melhorar a vida de quem mais precisa”, comentou.

Para a presidente da Frente Parlamentar Mista pela Primeira Infância, deputada federal Leandre Dal Ponte, o programa Criança Feliz é fundamental para garantir oportunidades iguais a todas as crianças. “Se já é difícil garantirmos um bom futuro para crianças com uma condição financeira boa, imagina para aquelas que são mais pobres. O Criança Feliz é um programa que vem fazer exatamente isso: garantir que todas as crianças, mesmo as mais desfavorecidas, tenham oportunidades de uma vida melhor”, analisou.

Seminário

O VII Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância tem como tema ‘Intersetorialidade: conexões para o alcance da prioridade absoluta à Primeira Infância’. O evento traz uma série de diferentes atores sociais para demonstrar como as inter-relações institucionais são benéficas para promover o desenvolvimento infantil integral, para além da intersetorialidade. O evento segue até esta quarta-feira (13). Nesta edição, também serão apresentadas boas práticas interinstitucionais que se destacaram nas cinco regiões do Brasil para servirem de inspiração para a elaboração de novos projetos, programas e políticas públicas.

Responsável pela gestão do Programa Criança Feliz, a secretária nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério da Cidadania, Ely Harasawa, falou sobre a necessidade de debater políticas públicas com diferentes grupos da sociedade. Segundo ela, o evento é uma oportunidade de ampliar a discussão de medidas voltadas à infância. “Debater com acadêmicos, empresários, políticos e membros da sociedade civil organizada é fundamental para melhorarmos nossas políticas públicas. É apenas com a contribuição de toda a sociedade que poderemos diminuir as diferenças sociais no Brasil”, apontou.

Parceria com a China

Por meio de cooperação técnica, o Ministério da Cidadania e o governo federal chinês trabalham em parceria para a construção de políticas públicas integradas voltadas ao desenvolvimento integral na primeira infância. Uma comitiva do governo chinês participou do Seminário e irá acompanhar visitas domiciliares do programa Criança Feliz na próxima quarta-feira (13). Segundo o ministro Osmar Terra, o trabalho conjunto busca a troca de experiências dos dois países que valorizam a defesa da infância.

Sobre o Criança Feliz

Atualmente, o programa Criança Feliz está presente em 2,7 mil municípios brasileiros e atende 817 mil pessoas, entre crianças de até três anos e gestantes. Reconhecido mundialmente, este ano, o programa recebeu um dos maiores prêmios internacionais de educação, o WISE Awards, da Cúpula Mundial de Inovação para a Educação. O prêmio reconheceu o trabalho desenvolvido pelo Criança Feliz como uma das principais e mais inovadoras iniciativas do mundo na área.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens