Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr Ivan Moutinho ( IB Boa Vista – Timon/Ma) publicado na PG do dia 10/11/2019

Lucas 8 19-21 – O DNA DA FAMILIA DE DEUS

19 – E foram ter com ele sua mãe e seus irmãos, e não podiam aproximar-se dele, por causa da multidão. 20 – E foi-lhe dito: Estão lá fora tua mãe e teus irmãos, que querem ver-te. 21 – Mas, respondendo ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam.

Jesus conviveu, em uma família terrena que seguia a religião dos judeus. Desde a infância, ele, seus irmãos e irmãs, assim foram ensinados. Cresceu no costume de ir à sinagoga dos judeus aos sábados,e todo o ano viajava em caravana para participar da celebração dasfestas religiosas em Jerusalém, “Ipsis litteris”, de acordo a cultura e tradição do judaísmo praticante. Enfim, Jesus esvaziou-se de si mesmo (da sua glória), fazendo-se semelhante, mas não igual, aos homens deste mundo. (Fp 2.7). Entretanto, aos doze anos de idade, Jesus, no templo, assentado com os doutores, fora procurado por seus familiares e disse-lhes: “Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?” Verdadeiramente, Ele é o Filho do Deus Altíssimo. E Maria guardou essa palavra no coração reconhecendo-o como o Messias (Lc 2.42-51)

Novamente, no início do seu ministério, Jesus é procurado pela família. De acordo com a narrativa, a mãe e irmãos, filhos de Maria e José, não podiam se aproximar de Jesus, pois havia uma multidão que os impedia de achegarem-se a Ele. Queridos, a incredulidade, gera uma multidão de pecado e, por conseguinte, impede a que aproxima de Deus.  “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” (Hb 11:6)

A resposta de Jesus ao anuncio de que sua mãe e irmãos queriam vê-lo parece áspera: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam.” (v.21). Estaria Ele desprezando sua mãe e irmãos? A questão é que Jesus anuncia a fundação de uma nova família que passaria a ser multiplicada no mundo. A geração de Deus, família de Deus gerada pela Palavra de Cristo.  “Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; (Ef 2.18-19)

Vivemos tempos em que os mais infames e cruéis ataques ideológicos são investidos contra a mais sagrada instituição do mundo, a FAMÍLIA. A intenção é desfigurar e fazê-la ineficiente e desnecessária no mundo. Uma peça chamada “Álbum de Família” escrita por Nelson Rodrigues, “o autor maldito”, destaca-se uma frase: “Toda família tem um momento em que começa a apodrecer.” No mínimo, é isso que os inimigos da família desejam ver.

Por outro lado o Senhor tem um plano especial para toda família da terra. Há muito, Deus providenciou a benção para todas as gerações. É aúnica solução para o não apodrecimento da estrutura familiar que, em momento algum, irá se decompor. Deus, definitivamente, concede a benção aos filhos do pai da FÉ, Abraão. O Senhor diz: “ E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gn 12:3)

Sim, queridos sem FÉ em Deus é impossível agradá-lo, sem fé em Deus não há como se aproximar Dele, sem fé em Deus, não há como receber das recompensas do Céu. A melhor coisa do mundo é pertencer à família do Filho de Deus, Jesus. Devemos examinar em nós se conseguimos perceber o grande amor de Deus por nós. Examine em seu coração se você pode crer no DNA de Deus em você. Aquele que se aproxima de Jesus e crê que Deus existe, pela fé, torna-se Filho de Deus, selado  pelo Espírito o qual guiará a todos os filhos. Outra evidência é que os filhos de Deus são bem-aventurados e tornam-se  os pacificadores em suas próprias famílias, procurando manter a harmonia e a paz familiar. Reconheça que Deus nos ama em família. Deus Nos Ama, percebe o DNA do Pai?

Pr. Ivan Moutinho – IB Boa Vista – Timon-MA – 09-11-2019

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens