Ministério da Cidadania e Polícia Militar anunciam medidas de fortalecimento do Proerd
Desde setembro, o ministério e polícias militares trabalham para dar maior robustez ao programa. Segundo Cordeiro, diversas ações para fortalecer o Proerd estão previstas para o próximo ano. “Além do Seminário Nacional sobre Proerd, já acertamos a compra de matérias didáticos, como apostilas e livros para as aulas. Esse subsídio é fundamental para as aulas, já que servem como base para o que é ensinado em todo o país”, explica.
A criação de um banco de dados nacional sobre o Programa e a realização de pesquisas científicas para avaliar o desempenho do Proerd também estão previstas. Segundo Quirino, o objetivo é criar uma rede nacional de informações sobre programas de prevenção. “A partir dos estudos teremos uma visão mais ampla de como o Programa atinge a juventude. A ideia é unirmos informações sobre diversas ações para criarmos um sistema nacional de informações, que nos possibilitará otimizar nossos esforços”, frisa.
A parceria com o Proerd é apenas uma das ações do Ministério da Cidadania para combater o uso de drogas no Brasil. Segundo Quirino, a pasta está organizando uma rede nacional de prevenção ao uso de drogas por meio da articulação de diversas políticas públicas. “Trabalhamos com o tratamento e reinserção social de pessoas que já apresentam dependência química, mas também realizamos ações de prevenção ao uso de drogas. Lançamos, recentemente, por exemplo, a segunda fase da campanha nacional de prevenção às drogas. Desde o lançamento, em junho, conseguimos levar informação a milhões de jovens em todo o Brasil”, comentou.
Campanha de prevenção
Em novembro, o Ministério da Cidadania lançou a segunda fase da campanha nacional de prevenção ao uso de drogas. Com o tema “Você nunca será livre se escolher usar drogas”, o conjunto de ações é voltado a jovens entre 14 e 18 anos de comunidades carentes e busca alertar sobre as consequências para quem experimenta qualquer tipo de droga, mostrando aos jovens os possíveis prejuízos causados ao desenvolvimento, a perda de liberdade causada pelo vício e o risco de morte. Para saber mais, acesse mds.gov.br.
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.