Fechar
Buscar no Site

Texto do Roberto Veloso publicado na PG do dia 20/10/2019

A ESTRELA DO ORIENTE*

Por Roberto Veloso
Igreja Batista do Olho D´Água (São Luís-MA)
@robertoveloso_

“E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.” (Mateus 2:1,2)

Os judeus esperavam a vinda do Messias, mas, erroneamente, imaginavam a sua vinda para as coisas terrenas. Um povo que viveu quatrocentos anos de escravidão no Egito, depois foi cativo para a Babilônia e, por último, estava subjugado ao império romano aguardava a vinda de um rei com poderes militares.

Acontece que o plano de Deus para a humanidade, com a vinda de Cristo, é a salvação espiritual. A vida eterna. A vinda do Messias representa justamente o cumprimento dessa promessa. O envio de Seu Cordeiro para a salvação do pecado.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)

Muitos foram os sinais do nascimento de Jesus Cristo. Um deles foi a gravidez de Isabel, mulher de Zacarias e prima de Maria, para que se cumprisse a profecia de Isaias, 40:3, “a voz do que clama no deserto, preparai o caminho do Senhor, endireitai no ermo vereda a nosso Deus.”

Depois, a anunciação feita pelo anjo Gabriel a Maria, quando disse que ela engravidaria pelo Espírito Santo. Maria, grávida, foi visitar a sua prima Isabel, João Batista estremeceu no ventre materno, fazendo Isabel exultar de júbilo.

Lucas nos relata que uma multidão de anjos veio adorar a Jesus no seu nascimento e tal fato foi presenciado por pastores de ovelhas.

“Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. 9E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor.” (Lucas, 2:8-9)

Um fenômeno, todavia, teve repercussão mundial: a estrela do oriente. Três magos a viram e vieram a Jerusalém adorar a Jesus Cristo. Esse sinal nos mostra que desde o nascimento, Jesus é anunciado a toda gente e não somente aos judeus. E os magos, apesar de não possuírem origem judaica, atenderam ao chamado e foram procurar o Mestre para adorá-lo.

O comportamento dos magos estrangeiros deve servir de exemplo a nós nos dias atuais. Devemos procurar a Jesus Cristo. A diferença é que não precisamos fazer grandes viagens para encontrá-lo. Ele está tão próximo que pode ser achado tateando, conforme está escrito em Atos 17:27-28 “Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar”.

Jesus Cristo está à nossa disposição, basta querermos encontrá-lo e tê-lo como nosso Senhor e Salvador de nossas vidas.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens