Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. IVAN MOUTINHO publicado na PG do dia 22/09/2019

Lucas 7 24-28 – O MENOR NO REINO DE DEUS
24 – E, tendo-se retirado os mensageiros de João, começou a dizer à multidão acerca de João: Que saístes a ver no deserto? uma cana abalada pelo vento? 25 – Mas que saístes a ver? um homem trajado de vestes delicadas? Eis que os que andam com preciosas vestiduras, e em delícias, estão nos paços reais. 26 – Mas que saístes a ver? um profeta? Sim, vos digo, e muito mais do que profeta. 27 – Este é aquele de quem está escrito: Eis que envio o meu anjo diante da tua face, O qual preparará diante de ti o teu caminho. 28 – E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele.

A descrição nos evangelhos de Mateus 3.4 e Marcos 1.6, descrevem que João Batista vestia-se com pele de camelo, um cinto de couro, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. No mínimo uma pessoa estranha para sociedade da época. Mas Jesus diz à multidão quem realmente era João Batista. “Que saístes a ver …?”. (vs. 24, 25, 26).
A cana ou caniço nascem em lugares onde tem águas, facilmente quebram-se ao vento, não se pode depender de sua força é inconfiável para apoiar-se. Mas, em Isaías 42.3, diz que o Senhor providenciará a cana trilhada que, trará Justiça, não quebrará, é forte e confiável, Jesus Cristo.
Deus providenciou Jesus ao mundo para justificar o injustificável, que são os nossos pecados. Ele é o apoio que nos sustenta e ampara nossos trôpegos passos nas incertezas da vida. É Jesus o nosso verdadeiro amparo, justiça e única esperança.
Em épocas que a impiedade assolava a nação, os profetas eram forçados a atuar fora dos limites da sociedade, incluindo a corte real. “Que saístes a ver …?”. João Batista não era um profeta de dentro da corte que apenas diz o que os poderosos desejam ouvir. Você está disposto a ouvir a Palavra de Deus? Como você reage se Deus lhe repreender? Qual o sentimento produzido? Indignação? Rejeita ou acolhe o conselho do Senhor Jesus? Ou quer ouvir somente o que lhe agrada? Ouça o Rei dos reis e Senhor dos senhores!

João Batista é mais do que um simples arauto de Deus, ele é o “anunciador direto” do Senhor que agirá de forma “nova” e “decisiva” na liderança do seu povo em um novo êxodo para a libertação do cativeiro do pecado no qual o mundo está subjugado. I Pedro 2:10, explica quem é o povo de Deus. “Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.” Deus manifestou a sua misericórdia por cada um de nós. Por isso enviou Jesus para que todo aquele que crendo Nele seja perdoado, salvo e recebam a Vida Eterna. Esta é a misericórdia de Deus para com todo o seu povo.´

Infelizmente, a cada dia a impiedade dos homens só aumenta. A desonestidade, o egoísmo, vaidade, falta de compaixão. A mentira crescente e descarada dos grandes deste século, oprimem e entristecem toda uma nação em todo mundo. Provocam o caos na sociedade, pela malfadada política, que estende seus tentáculos de destruição, promovendo a incerteza e desesperança. E por meio de engendrado sistema mundial político-sócio-econômico, manipulam e destroem as mentes dos jovens, ameaçam a família, produzem a miséria, empobrecem o povo material e intelectualmente. Matam a nossa esperança, roubam a nossa alegria, e destroem todo e qualquer sonho daqueles que tem fome e sede de justiça.

Esta é a nossa época, com tal impiedade como nunca houve. Os maiorais deste século encharcados em seus pecados dominam o mundo. O que temos para lutar para sobrevivermos a tão infames ataques? Precisamos compreender que no mundo os maiores se levantam e impõe a injustiça aos menores. Por nós mesmos, não conseguiremos vencê-los. Mas precisamos ouvir uma palavra de vitória vinda de I João 4:4 – “Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.” Confie, somos vencedores por Cristo Jesus, nosso Senhor. A igreja de Cristo, está presente no mundo, e persevera apaixonadamente na expansão do Reino de Deus.
Jesus disse que o menor no reino de Deus é maior do que João Batista. João esperava o estabelecimento do reino de Deus no mundo pelo imediato juízo de condenação aos que não se arrependem, mas continuam no pecado. No entanto, Jesus manifesta a sua misericórdia e não julgamento. Não oferece o Reino deste mundo, mas o Reino do Céu.
Jesus veio do Céu, assumiu a forma de homem não para ser servido mas para servir. Tornou-se menor e, assim, todo cristão, deve ser o menor como o Mestre Jesus para ser o maior no Reino de Deus. Os maiorais e os reinos deste mundo jazem no pecado. Louvemos para sempre o nome do Nosso Senhor Jesus Cristo, nosso bem maior.
Pr. Ivan Moutinho – IB Boa Vista – Timon-MA – 21.09.2019

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens