Texto do Pr. SERGIO LIMA publicado na PG do.dia 15/09/2019
ORAÇÃO EM TEMPOS DE GUERRA
SALMO 60
Este salmo de Davi foi escrito quando o salmista lutou contra os sírios da Mesopotâmia e os sírios de Zobá, e quando Joabe, regressando, derrotou de Edom 12 mil homens, no vale do Sal.
No capítulo 8 do segundo livro de Samuel, esses eventos aparecem de forma resumida, quando o texto lista alí as vitórias conquistadas por Davi.
Busquemos, pois, o devido entendimento do texto e o apliquemos à nossa vida, para a nossa edificação.
V.1 – “Ó Deus, tu nos rejeitaste e nos dispersaste; tens estado indignado; oh! Restabelece-nos.” No contexto do Antigo Testamento se entendia que as derrotas estavam diretamente ligadas à ira de Deus, em razão de pecados cometidos pelo povo.
Assim, Davi está lamentando o fato de Deus ter castigado o Seu próprio povo, permitindo uma derrota tão expressiva.
Diante de tal situação só lhe restava clamar ao Senhor por restauração.
V.4 – “Deste um estandarte aos que te temem, para fugirem de diante do arco.” Um estandarte era uma bandeira que marcava o local onde as tropas deviam se reunir para uma batalha. Aqui, o estandarte marca o lugar de proteção contra o arco: “o temor do Senhor.”
V.5 – “Para que os teus amados sejam livres, salva com a tua destra e responde-nos.” A expressão “os teus amados” traduz o amor particular e sacrificial que o Senhor tem para com o seu povo.
V.6 – “Falou Deus na sua santidade: exultarei; dividirei Siquém e medirei o vale de Sucote.” Essa é uma palavra consoladora da parte de Deus para o seu povo. Siquém e o vale de Sucote são referências às terras conquistadas pelo povo do Senhor por ocasião da conquista de Canaã, cuja história está no “Livro das Guerras do Senhor” citado em Nm. 21:14.
O salmo termina nos assegurando que em Deus, e só em Deus, alcançaremos vitórias nas guerras da vida. Porque é Ele mesmo quem “pisará” os nossos inimigos: “Em Deus faremos proezas, porque ele mesmo calca aos pés os nossos adversários” (v.12). Pare e pense nisso! (Pr. Sergio Lima, pastor da Igreja Batista Morada do Sol em Teresina – PI).
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.