Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr.Hamilton Rocha publicado na PG do.dia 15/09/2019

A IGREJA DOS PRIMOGÊNITOS
Hebreus 12:22,23
Pr. Hamilton Rocha*
Esse texto é o clímax da epístola. Há um contraste entre as duas alianças e entre o evangelho e a lei, entre o monte Sinai, intocável e o monte Sião (Êxodo 19:12;22). O primeiro causou terror no povo e em Moisés (Deuteronômio 9:9; Atos 7:32). O monte Sião é o símbolo da presença divina, onde Deus habita com o seu povo.
O escritor aos Hebreus nos informa que há uma igreja dos primogênitos arrolada nos céus. Todos os filhos de Deus são seus primogênitos. O termo primogênito significa primeiro filho, primeiro nascido, principal, excelente.
Jesus foi o filho primogênito de Maria (Lucas 2:7), porém é o filho unigênito de Deus (João 1:14,18;3:16,18; I João 4:9); filho único gerado, único nascido. Gerado e não criado.
As Escrituras nos ensinam que Jesus é também o “primogênito dentre muitos irmãos” (Romanos 8:29); “o primogênito de toda a criação” (no sentido de primazia, preeminência; Colossenses 1:15); “o primogênito dentre os mortos” (Colossenses 1:18; Ap.1:5).
Quando o homem se converte ele se torna primogênito de Deus, excelente de Deus, nobre de Deus. Existe uma nobreza que jamais desaparecerá. Que não tem brazão. Que não tem estirpe. Que não é de família, como toda a nobreza tem que ser. Que não é de sangue. Que não goza de privilégios. De que fazem parte grandes e pequenos, fidalgos e plebleus. Aristocracia, elite.
É a nobreza dos santos: “Digo aos santos que estão na terra, e aos ilustres em quem está todo o meu prazer” (Salmo 16:3).
Ilustres, notáveis, nobres são os santos, os separados por Deus. Nobreza de caráter, porque vivendo em meio ao pecado não se acomodam a ele; antes, procuram alijá-lo como coisa imunda.
Ser santo no céu é mais fácil do que ser santo na terra, porque no céu não há pecado e na terra o pecado é rotina. E os santos que vivem aqui não foram imunizados contra essa pandemia. Não existe vacina para isso.
Santos de carne e osso, sem asas, vivendo no meio de seus semelhantes, sem isolar-se deles. Nos grandes centros e nos desertos. Luz do mundo, sal da terra. Que tem comunhão com Deus fora dos templos. Esses sim, cristãos de sangue azul, porque salvos pelo sangue vermelho de Cristo. São os primogênitos de Deus.
No Antigo Testamento os primogênitos tinham precedência na família (Gênesis 48:13,14); autoridade sobre os irmãos menores (Gênesis 27:29); recebiam uma bênção especial do pai (II Crônicas 21:3) e recebiam dupla porção da herança (Deuteronômio 21:17). Eles eram herdeiros de grandes privilégios.
Os primogênitos de Deus têm certos direitos adquiridos com o novo nascimento. O destino eterno do homem depende disso. Quando nascemos uma vez, temos que morrer duas vezes; mas se nascemos duas vezes, morremos uma só vez.
Deus veio salvar seus primogênitos (Êxodo 12:29). Os primogênitos israelitas foram poupados da morte por causa do sangue aspergido nos umbrais das portas e nas janelas. Vendo o sangue, o anjo da morte passava ao largo. Porém os primogênitos de Deus são salvos pelo sangue do Cordeiro.
Os primogênitos foram substituídos pelos levitas (Números 3:12, 40-43). No censo realizado, constatou-se a existência de 22.273 primogênitos nas tribos de Israel. O número de levitas foi de 22.000. Os primogênitos deveriam ser resgatados, redimidos (Êxodo 34:20) Números 3:44-50). O número que excedia (273) foi pago a Arão. Cristo foi o levita que nos substituiu.
Havia um preço a ser pago pelos primogênitos (Números 3:44-50). O número que excedia (273) foi pago a Arão. Cristo foi o levita que nos resgatou (I Pedro 1:18).
Em suma: Os primogênitos de Deus são redimidos pelo sangue do Cordeiro; substituídos pelo levita Jesus e comprados por alto preço, o preço do sangue do Cordeiro.
Moisés fez registros. O apóstolo Paulo nos fala de genealogias (I Timóteo 1:4). Há, todavia, um registro para o qual deveríamos estar atentos: se os nossos nomes estão arrolados nos céus (Filipenses 4:3; Hebreus 10:7; Apocalipse 21:27).
Há uma pergunta que deveremos fazer a nós mesmos: Quando o anjo fizer a chamada eu lá estarei?
• Pastor da Igreja Batista do Calhau em São Luís do Maranhão

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens