Fechar
Buscar no Site

DANIEL LIMA – VIVENDO SEM TEMPO


Vivendo sem tempo

Daniel Lima

A relação de nossa sociedade com o tempo é muito curiosa. Vivemos em um corre-corre sem fim durante a semana, para poder curtir um tempo de descanso no final de semana. Na prática cultuamos o ativismo, embora nosso discurso seja de aproveitar o tempo. Investimos anos em cursos, formação e trabalho, perseguindo um sonho ilusório de um tempo de qualidade no final da vida.

Gerações têm conceitos diferentes sobre aproveitar o tempo. O grupo etário conhecido como geração Y (nascidos entre 1980 a 2000), tão criticado por sua falta de compromisso e dedicação, talvez tenha uma relação mais saudável com o tempo. Parece-me que não tem tanta pressa em chegar e mais atenção ao caminhar. Confesso que, legítimo herdeiro de minha geração, tenho de lidar com uma impressão de que às vezes eles desperdiçam tempo…

Afinal, como aproveitar o tempo, o que a Bíblia nos fala sobre o tempo? Eclesiastes nos diz que há tempo para todo propósito debaixo do céu (Eclesiastes 3.1); no entanto, é no verso 11 deste capítulo que Salomão introduz um conceito que deveria nortear nosso pensamento sobre o tempo: “Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim ele não consegue compreender inteiramente o que Deus fez”.

Nosso anseio é pelo eterno: não nos satisfazemos com o agora, mas ansiamos pelo tempo que não tem fim.

Por um lado, o autor afirma que Deus tem um tempo para cada coisa. Isso deveria nos dar a tranquilidade de que nem tudo precisa acontecer agora… Hoje em dia, o imediatismo imaturo parece se estender pela idade adulta. Ao invés de esperarmos o momento certo para as coisas, queremos tudo já e tomamos decisões que prejudicam o resultado final.

No entanto, a expressão seguinte – “pôs no coração do homem o anseio pela eternidade” – é extremamente reveladora. Somos ao mesmo tempo presos ao imediato e ligados ao eterno. Presos ao imediato, pois o passado não volta mais e o futuro ainda não chegou. Contudo, nosso anseio é pelo eterno: não nos satisfazemos com o agora, mas ansiamos pelo tempo que não tem fim. Este trecho do livro de Eclesiastes nos oferece uma indicação de como devemos encarar o tempo. Por um lado, aproveitando cada período, por outro entendendo que somos eternos. É também reveladora a expressão final do verso, que afirma que não compreendemos por completo os propósitos de Deus.

A passagem de Efésios 5.15-16 não apenas apoia, mas expande a ideia de aproveitar o tempo:

15Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, 16aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.

A exortação é para vivermos como sábios, o que significa ter discernimento, não viver sem pensar. Ao explicar o sentido da exortação, Paulo inclui aproveitar o “tempo”. O termo usado como tempo aqui é kairós, que tem sido traduzido corretamente como oportunidade. Este termo se difere de kronos, que significa tempo sequencial.

Paulo certamente conhecia a exortação de Provérbios de que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Provérbios 9.10a). Por isso entendemos que, ao enfatizar que fossemos sábios aproveitando o tempo, ele não queria dizer aproveitar o tempo de modo irresponsável ou sem pensar nas consequências. Assim, Paulo nos exorta a aproveitar o momento, as oportunidades que se apresentam, mas com sabedoria. Isso significa aproveitar o momento com uma perspectiva eterna.

Deixe-me resumir em algumas dicas:

  • Eternidade – somos seres eternos. Isso significa que os momentos de sofrimento ou alegria que passamos devem ser entendidos dentro de uma perspectiva da eternidade. (Romanos 8.18).
  • Consequência – nossas decisões têm um impacto enorme. Algumas decisões afetam nossa eternidade, mas todas vão impactar nossa vida (Gálatas 6.7).
  • Oportunidade – Deus nos dá algumas oportunidades que são como portas que se abrem e fecham. Devemos ser sábios ao fazer escolhas quanto ao uso do tempo que nos é dado.
  • Desfecho – cremos em um tempo que é linear e não cíclico, ou seja, caminhamos rumo a um desfecho da história, quando estaremos para sempre com Cristo ou longe dele (1Tessalonicenses 4.17).
  • Perspectiva – comparada com a eternidade, nossas vidas são como um breve suspiro. Vamos investir este tempo naquilo que é eterno e não em coisas passageiras.

Minha oração é que você e eu sejamos sábios ao vivermos nossas vidas. Que o tempo seja um recurso dado por Deus e não um tirano que nos desgasta. Viva cada momento com discernimento, buscando como causar o maior impacto para a eternidade.

Daniel Lima foi pastor de igreja local por mais de 25 anos. Formado em psicologia, mestre em educação cristã e doutorando em formação de líderes no Fuller Theological Seminary, EUA. Daniel foi diretor acadêmico do Seminário Bíblico Palavra da Vida por 5 anos, é autor, preletor e tem exercido um ministério na formação e mentoreamento de pastores. Casado com Ana Paula há mais de 30 anos, tem 4 filhos e vive no Rio Grande do Sul desde 1995.

FONTE/ CHAMADA.COM

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens