Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr.Ivam Moutinho – Publicado na PG do dia 01/09/2019

Lucas 7 1-10 – A INDIGNIDADE E A FÉ EM DEUS
1 – E, DEPOIS de concluir todos estes discursos perante o povo, entrou em Cafarnaum. 2 – E o servo de um certo centurião, a quem muito estimava, estava doente, e moribundo. 3 – E, quando ouviu falar de Jesus, enviou-lhe uns anciãos dos judeus, rogando-lhe que viesse curar o seu servo. 4 – E, chegando eles junto de Jesus, rogaram-lhe muito, dizendo: É digno de que lhe concedas isto, 5 – Porque ama a nossa nação, e ele mesmo nos edificou a sinagoga. 6 – E foi Jesus com eles; mas, quando já estava perto da casa, enviou-lhe o centurião uns amigos, dizendo-lhe: Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado. 7 – E por isso nem ainda me julguei digno de ir ter contigo; dize, porém, uma palavra, e o meu criado sarará. 8 – Porque também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados sob o meu poder, e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz. 9 – E, ouvindo isto Jesus, maravilhou-se dele, e voltando-se, disse à multidão que o seguia: Digo-vos que nem ainda em Israel tenho achado tanta fé. 10 – E, voltando para casa os que foram enviados, acharam são o servo enfermo.
– Um homem, uma posição social de destaque, investido de autoridade do governo romano, atraiu a atenção de Jesus e resolveu buscar o seu auxílio; Jesus viu no homem atitudes, as quais as pessoas falavam bem. Pelo testemunho de uns anciãos judeus, soube, Jesus, que o homem amava a nação de Israel, pois ele edificou a sinagoga. E por fazer o bem, possuía muitos amigos que o ajudavam de bom grado.
– Jesus viu ainda, no homem a humildade e confiança extrema no poder de Deus; Jesus viu temor reverente, Jesus viu sua submissão à autoridade da palavra.
– Só para refletir: O que as pessoas têm falado a nosso respeito? Temos feito muitos amigos ou inimigos? Temos amado tudo o que pertence a Deus ou só o que nos pertence? Temos edificado para o reino de Deus, ou não?
– Agora, o que Jesus tem visto em nós? Humildade ou soberba? Confiança ou desconfiança? Temor e respeito ou irreverência? Submissão total à autoridade da Palavra, ou flagrante desrespeito? Temos alegrado o coração de Deus ou lhe entristecido? “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” Ef 4:30
– A narrativa diz que Jesus maravilhou-se do centurião (v.9). Maravilhar-se não é um sentimento comum da terra, é um sentimento do CÉU, exclusivo de Deus, é a manifestação da sua alegria em ver que apesar da incredulidade, oposição e resistência de homens ao próprio Deus, ainda assim, Jesus pôde ver a produção da Fé no coração de um homem pecador. É Jesus dizendo a si mesmo: “Nem tudo está perdido para o ser humano”.
– Pelas nossas enfermidades ou enfermidades de pessoas que amamos, naturalmente, sobrevêm os mais avassaladores sentimentos, como tristeza, insegurança e medo que podem nos tragar completamente. O centurião carregava em si, um grande pesar por causa da grave enfermidade do seu servo. Experimentou a insegurança pela incapacidade para curá-lo, e por fim, o terrível medo que o servo viesse morrer.
– É impossível não vir o sofrimento, a questão é como devemos enfrentá-lo. A única atitude e solução, é permanecer firme na FÉ, em Jesus, e, assim, atrair, a sua insubstituível ATENÇÃO.
– Jesus ficou maravilhado “… nem ainda em Israel tenho achado tanta fé.” Ninguém pode surpreender a Deus, mas pode agradá-lo e atrair o seu amor e sua graça sobre nós. (sem fé é impossível agradar a Deus). Indiscutivelmente, a Fé move o coração de Deus que age em nosso favor.
“… E foi Jesus com eles …” Jesus sempre virá, prontamente, em nosso auxílio. Creia nisso! “Na angústia invoquei ao SENHOR, e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face.” Sl 18:6
– A nossa indignidade poderia ser uma barreira intransponível entre nós e Deus, se não fosse a bondade e misericórdia divina. Pedro viu-se indigno e prostrou-se diante de Jesus dizendo – “ … ausenta-te de mim que sou um homem pecador..” – Lc 5.8. O centurião, também, viu-se indigno de que Jesus entrasse na intimidade de sua casa. No entanto, com Fé, clamou pela Palavra de Jesus. “.. dize, uma palavra …”
– A Palavra é o poder de Deus, é saúde, é salvação para todo aquele que crê – Rm 1.16. Mesmo indignos, a cura nos alcança quando produzimos a genuína FÉ voltada para Jesus. Uma oração: Sou indigno, Senhor JESUS, mas tenho colocado a minha fé em ti. Cura-me e me salva. Amém!
Pr. Ivan Moutinho – Timon – MA – 29 -08-2019

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens