Em uma publicação no Twitter, o presidente da França usou uma foto de mais de 15 anos atrás ao lamentar queimadas que vem ocorrendo nos últimos dias; erro foi repetido por celebridades e Bolsonaro usou rebateu críticas

    Macron comentou queimadas na Amazônia
    reprodução/ABC News

    Macron afirmou que queimadas na Amazônia serão discutidas pelo G7

    O presidente francês Emmanuel Macron usou uma foto de mais de 15 anos atrás para comentar as queimadas na Amazônia. O erro foi apontado pela CNN . Leonardo di Caprio e Jaden Smith, filho ator Will Smith, também usaram fotos antigas para comentar o acontecimentos atuais.

    No início da noite desta quinta-feira (22), Macron publicou uma mensagem em seu Twitter na qual dizia que as queimadas na Amazônia são uma “crise internacional” e afirmava que os  países membros do G7 discutirão as queimadas em sua próxima reunião, que acontece na França neste final de semana. O mandatário francês, no entanto, ilustrou o recado com uma foto de  incêndio na região amazônica que foi tirada pelo fotojornalista Loren McIntyre, da National Geographic, que morreu em 2003.

    O presidente Jair Bolsonaro usou o equívoco de Macron para rebater o posicionamento do mandatário francês. “O tom sensacionalista com que se refere à Amazônia (apelando até p/ fotos falsas) não contribui em nada para a solução do problema”, disse Bolsonaro .

    O ator americano Leonardo DiCaprio, famoso por seu ativismo em defesa do meio ambiente, compartilhou a mesma foto usada por Macron. Jaden Smith, ator, cantor e filho de Will Smith, também usou uma imagem de um incêndio antigo na Amazônia .

    FONTE/ IG Último Segundo