Fechar
Buscar no Site

Texto do Roberto Veloso publicado na PG do dia 18/08/2019

PEDRO, TU ME AMAS?

Por Roberto Veloso
Igreja Batista do Olho D´Água (São Luís-MA)
@robertoveloso_

“Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros.” (João, 21:15)

A pergunta de Jesus Cristo a Pedro está dentro de um contexto pós-ressurreição. Conforme mesmo João relata no início do capítulo 21, mesmo depois de Jesus ter ressuscitado e aparecer por duas vezes aos discípulos, eles ainda estavam desorientados. Não haviam se dado conta do fenômeno maravilhoso ocorrido.

É inegável a liderança exercida por Pedro nos outros. Por isso, o convite dele para pescar foi seguido pelos demais.

“Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Disseram-lhe os outros: Também nós vamos contigo. Saíram, e entraram no barco, e, naquela noite, nada apanharam.” (João, 21:3)

Mesmo depois de todos os acontecimentos em Jerusalém, os discípulos ainda estavam querendo pescar, talvez para a subsistência ou para voltarem ao estado de coisas anterior. Jesus chega e na sua paciência de mestre mostra a eles e em especial a Pedro o que importava.

Primeiro, enche a rede de peixe, abundantemente. Depois, quando eles chegam à praia, o peixe já estava, e não só o peixe também o pão.

Jesus mostra que Ele tudo pode. Ele é o Senhor do peixe e do pão. Dá-nos graciosamente o alimento, mas o principal Ele queria dos discípulos, que eles O seguissem. Para isso estava ali, pela terceira vez. Estava ali para mostrar que os discípulos precisavam segui-lo, porque Jesus iria alimentá-los, vesti-los e conceder todo o mais necessário.

Há muitos estudos a respeito do significado das três perguntas de Jesus a Pedro: Tu me amas mais que esses outros? Sim, mestre, responde Pedro. Apascentas minhas ovelhas, diz Jesus.

Pedro ainda não havia compreendido o que Jesus o havia dito quando foi chamado na pesca maravilhosa relatada por Lucas:

“Pois, à vista da pesca que fizeram, a admiração se apoderou dele e de todos os seus companheiros, bem como de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus sócios. Disse Jesus a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens. E, arrastando eles os barcos sobre a praia, deixando tudo, o seguiram.”

Novamente, Jesus encheu a rede de Pedro de peixes, da mesma forma ocorrida na pesca maravilhosa. Mas, Jesus queria que Pedro O seguisse, fizesse a obra de Deus que é pregar o evangelho a toda criatura.

Jesus disse se tu me amas, deixa as redes, vem pescar homens, que é apascentar, cuidar das ovelhas. Pedro, então, compreendeu e o seu amor a Jesus se refletiu no trabalho que passou a desempenhar em favor da obra de Deus. Façamos como Pedro, se amamos a Jesus, tornemo-nos seus seguidores e pescadores de homens.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens