Fechar
Buscar no Site

A VAIDADE DO AUTOESFORÇO

O salmista declarou no Salmo 127.1,2: “Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ele ama.”

O salmista, nesse texto, ensina a vaidade do autoesforço. Nem ele e nem a Bíblia condenam a realidade do trabalho humano, da estratégia e da qualidade no trabalho. O que a Bíblia condena mesmo é a independência da criatura ao tentar dirigir sua a vida sem o Criador.

O salmista declara que todo esforço humano sem a ajuda, orientação e a presença de Deus, leva a nada; é “inútil”. Buscar construir a família, estabelecer uma casa, conduzir os negócios, manter a proteção da vida etc., sem Deus, é esforço inútil.

Salomão, o homem mais sábio e mais bem-sucedido que já existiu, declarou em Eclesiastes 2.24,25: “Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho. No entanto, vi também que isto vem da mão de Deus, pois, separado deste, quem pode comer ou quem pode alegrar-se?”

Sendo assim, busque desenvolver bem seu trabalho com destreza e habilidade, mas não insista em dirigir sua vida independente de Deus.

Dependa de Deus! Depender de Deus significa fazer Sua vontade, seguir Suas orientações, obedecer Suas ordens, buscar Seus conselhos, submeter-se à Sua Palavra e querer as Suas bênçãos.

Não despenda seus esforços, recursos e tempo dependendo de si mesmo e de sua capacidade. Lembre-se da verdade do Salmo 37.4,5: “Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.”

Por/Pr. Roberto Naves Amorim

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens