Fechar
Buscar no Site

Dor nas Costas – Dicas de Saude Com o Dr. Igor Gomes

 

Dr. Igor Gomes/Fisioterapeuta Osteopata pela Escuela de Osteopatia de Madrid/CREFITO – 179433 /[email protected]/ Office Tower, sala 1106, Renascença/(98)988993464 (WhatsApp) e (98)999633933

DOR NAS COSTAS

Aquele incômodo nas costas que muitos se queixam durante o dia, tomando conta de boa parte dos pensamentos, impedindo alguns até de terem um convívio social normal, tem sido queixa comum nos consultórios dos profissionais de saúde. Segundo duas pesquisas australianas publicadas em março no periódico inglês Annals of the Rheumatic Disease, a principal causa de invalidez no mundo são as lombalgias (dores que atingem especificamente a lombar). Estas levam também a culpa por boa parte dos diagnósticos de incapacidade que afastam do ambiente profissional. Antes de falar sobre a dor nesta área, explicarei um pouco sobre sua anatomia.

A Coluna Vertebral

Essa região é composta por ossos vertebrais, está distribuída em quatro regiões: cervical (localizada no pescoço, composta de 7 vértebras de C1 a C7), torácica (localizado do tronco, apresentando 12 vértebras de T1 a T12), lombar (localizado na cintura, com 5 vértebras de L1 a L5) e sacro (localizado entre os ossos do quadril, com 5 vértebras fundidas); cóccix ( no final da coluna de 4 a 5 ossos fundidos ligado ao sacro). De frente a coluna deveria ser reta e de lado ter suas devidas curvaturas chamadas de cifoses ou lordoses, que são curvaturas normais. As alterações na curvatura da coluna na visão lateral do corpo ocorrem quando há um aumento dessa curvatura para dentro, hiperlordose, ou na parte para fora, hipercifose. Olhando de costas, podem também haver os desvios em forma de S ou C o qual chamamos de escoliose.

A coluna apresenta também 23 discos, estruturas cartilaginosas que servem como amortecedor, estão ligados a vértebras por placas terminais.
O disco intervertebral é composto externamente por um anel fibroso e internamente por uma estrutura de consistência gelatinosa, chamada núcleo pulposo. Sabemos que a coluna vertebral e seus discos têm como função primária proteger a medula espinhal e suas raízes. Desgastes nessas estruturas poderão levar a compressões e atritos em nervos provocando dores e incapacidades indesejadas.

Causas da dor nas costas

Para a Osteopatia, método criado pelo médico Dr. Andrew Taylor Still em meados 1876, o local da dor pode ter relação com diversas outras áreas do corpo que se encontram em disfunção, a não ser em caso de trauma direto.
Um dos princípios da osteopatia é a unidade do corpo, segundo o qual todas as estruturas do corpo (ossos, tendões, ligamentos, músculos e vísceras) estão interligados. Ou seja, qualquer alteração em uma dessas estruturas poderá repercutir em outros tecidos e sistemas, pois o corpo é um só.
Por exemplo, temos como principais captores de postura os olhos, a articulação da boca – ATM (Articulação Temporomandibular) – e os pés. Na presença de alteração em uma desses componentes, muito possivelmente haverá então uma adaptação em cadeia muscular na coluna, nos membros e no crânio. Uma alteração no intestino, por exemplo, poderá desencadear uma dor lombar, uma disfunção na região torácica poderia sobrecarregar o pescoço, uma alteração no fígado pode trazer alteração na oitava vértebra do tronco e assim por diante.
Existem ainda outros fatores que contribuem para o aparecimento de dores como os maus hábitos posturais, o uso abusivo de salto alto, sobrecarregando as articulações das pernas, dos pés e a lombar, tempo prolongado nas posições em pé ou sentado, o hábito de manter os olhos cravados no smartphone forçando o pescoço para baixo e o notebook no colo.
Contribuem também os móveis e equipamentos de trabalho, que deixam a desejar em ergonomia, o stress, que tensiona a musculatura até travar tudo, uso de mochilas pesadas em apenas um dos ombros e a idade. O tabagismo também prejudicar as costas. Cientistas afirmam que as substâncias tóxicas associadas ao cigarro atrapalham a irrigação dos músculos e os enfraquecem, o que pode resultar em dor.

Como prevenir?

Mantenha cuidados posturais diários, práticas esportivas como caminhada, pilates, alongamento, treino funcional com o profissional adequado, ter uma boa nutrição orientada pelo nutricionista ou médico nutrólogo, ter um bom colchão, dormir no horário certo, buscar sempre uma boa higiene mental evitando o estresse, praticar Yoga, desenvolver atividades de lazer.

Como a Osteopatia atua para tratar a dor nas costas?

A Osteopatia constitui-se em um sistema de tratamento que ajuda a aliviar, corrigir disfunções e recuperar lesões musculoesqueléticas e alterações orgânicas em geral, utilizando uma abordagem investigativa, ou seja, descobrindo a raiz que desencadeou a doença.
A Osteopatia conta com uma diversidade de técnicas, utilizadas de forma manual sobre estruturas musculares, articulares, ósseas, viscerais, cranianas, vasculares, linfáticas e aplicadas ao sistema nervoso. Essas técnicas serão selecionada e utilizadas de acordo com a individualidade de cada paciente. Sem que exista, no entanto, contra-indicação absoluta ou faixa etária definida, podendo ser aplicada desde o bebê ao idoso.
Então, quando devo procurar um osteopata? Não precisa estar sentindo dores para ir ao osteopata. A Osteopatia conta com diversos tipos de procedimentos para atuar de forma preventiva contra dores, lesões e disfunções as mais diversas. Sendo reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como prática de saúde.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens