Texto do Pr Sérgio Lima publicado na PG do dia 04/08/2019
OS TRÊS ESTÁGIOS DA ORAÇÃO: CLAMAR, ESPERAR E AGRADECER – SALMO 54
Este poema foi escrito por Davi quando os zifeus vieram contar a Saul que ele estava escondido. Saul, então convoca os seus soldados para caçar e matar Davi. Davi, porém, entra no acampamento do rei à noite, sem que fosse percebido. Ele poderia, facilmente, ter matado Saul. Mas, ele não o fez. Pelo contrário, respeitou o fato de Saul ser ungido do Senhor e por isso, ele não tocaria no rei, porque era ungido do Senhor. Assim, ao invés de tirar a vida de Saul, ele clama a Deus por salvação e justiça: “Ó Deus, salva-me, pelo teu nome, e faze-me justiça, pelo teu poder” (v.1).
Depois de chamar ao Senhor, Davi expressa sua total confiança em Deus e decide, não tocar em Saul, mas apenas esperar no Eterno e Soberano Deus: “Eis que Deus é o meu ajudador, o Senhor é quem me sustenta a vida. Ele retribuirá o mal aos meus opressores…” (vs. 4,5).
O salmo termina com uma oração de gratidão de Davi a Deus por, do Senhor, ter recebido resposta ao seu clamor: “Pois me livrou de todas as tribulações; e os meus olhos se enchem com a ruína dos meus inimigos” (v.7).
Pra nós, hoje, o salmo 54 deixa a lição de que a vingança não nos pertence. Ao invés de planejar retaliação contra os nossos inimigos, devemos simplesmente clamar a Deus, confiando na Sua soberania e esperar no Senhor. E seja qual for a Sua resposta, devemos agradecer, pois, o Ele, em Sua soberana vontade, fará sempre o melhor. Pare e pense nisso! (Pr. Sergio Lima, pastor da Igreja Batista Morada do Sol em Teresina – PI).
Enviado do meu iPhone
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.