Fechar
Buscar no Site

Dra. Lays Azulay – Dicas de Saude – Artrite Reumatoide e suas…

 

Artrite Reumatoide e suas repercussões na Odontologia

Caracterizada como uma doença inflamatória, presumidamente autoimune, progressiva e crônica que leva a alterações articulares irreversíveis, a artrite reumatoide possui sua etiologia ainda não muito clara, e é tida como a principal desordem articular degenerativa, iniciando como uma sinovite e progredindo para uma destruição das superfícies articulares, especialmente em articulações simétricas e periféricas.
Pode ser manifestada por predisposição genética e fatores microbiológicos, hormonais e ambientais, instala-se de maneira insidiosa, apresentando evolução subaguda ou crônica com períodos repetidos de exacerbação e remissão e seu diagnóstico pode ser obtivo através de achados clínicos e exames complementares como de imagem e laboratoriais.
Geralmente, acomete articulações de forma simétrica, com predileção às pequenas articulações localizadas perifericamente ao corpo. Isso explica as manifestações primárias da doença, que são observadas nas articulações das mãos e pés. Porém, qualquer articulação diartrodial pode ser afetada. Além dessas, manifesta-se em vísceras e tecidos como pulmões, coração, pleuras, vasos e nervos.
A Articulação Temporomandibular (ATM), articulação que permite o movimento mandibular, é uma articulação complexa, sinovial e, portanto, pode ser acometida pela artrite reumatoide especialmente nos casos mais severos da doença.
Tem como principal sintoma clínico a dor e sinais como estalidos, crepitação, rigidez matinal, dificuldade na abertura de boca, espasmos musculares e má oclusão dental. Nos achados em exames de imagem, a destruição, fragmentação e deformação estão como principais sinais das alterações inflamatórias no osso e/ou tecido mole, levando, assim, a alterações da função de todo esse sistema.
Qualquer alteração na ATM, independente da etiologia, pode levar a danos sistêmicos, interferindo não só na qualidade de vida do paciente, mas também ocasionando o aparecimento de problemas secundários, pois, para o equilíbrio desse sistema, uma relação harmônica entre a ATM, oclusão dental e sistema neuromuscular faz-se necessária.
A ATM não é uma das primeiras articulações que será afetada pela artrite reumatóide, entretanto, esse envolvimento é concreto e multifatorial, dependendo, portanto, do grau de severidade da doença, do tempo de diagnóstico, dos cursos do tratamento e da doença ou de uma pré-existência de alguma desordem articular, por exemplo.

Dra Lays Azulay ( CRO-MA 4919)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens