Fechar
Buscar no Site

Texto do Roberto Veloso – Publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 28/07/2019

A ARMADURA DE DEUS

Por Roberto Veloso

Igreja Batista do Olho D´Água (São Luís-MA)

@robertoveloso_

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.” (Efésios, 6:10-11)

Precisamos estar revestidos de proteção espiritual neste mundo cheio das forças do mal. Nada há mais poderoso do que estarmos protegidos pela armadura de Deus, que tem poder contra os principados e as potestades celestiais. Por isso, o apóstolo Paulo disse que a nossa luta não é contra a carne e sim contra as forças espirituais malignas.

Lutar contra a carne é lutar contra o inimigo visível, o que muitas vezes é perda de tempo, vez que lutamos com as nossas próprias forças, desconsiderando que a nossa força vem de Deus, o Pai Todo Poderoso, criador dos céus e da terra.

O apóstolo Paulo quando escreveu a carta aos efésios estava preocupado em esclarecer para os primeiros cristãos a respeito da real ameaça que os rondava, a espiritual do mal, manejada pelo príncipe das trevas.

Pedro também teve a mesma preocupação quando redigiua sua primeira carta, ao avisar aos seguidores de Cristo:

“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Ao qual resisti, firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.” (1Pedro, 5:8-9)

Paulo nos ensina a vestirmos a armadura de Deus para enfrentar tão importante batalha. O apóstolo faz na carta aos efésios uma analogia entre a armadura do soldado romano com a armadura espiritual de Deus.

A armadura do romano era constituída de cinto, couraça, sandálias, escudo, capacete e a espada. Para cada um desses equipamentos, Paulo fez uma comparação.

O cinto é a verdade que é Jesus Cristo. Disse Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. A couraça é a Justiça, que o salmista disse em Salmo, 36:6: “A tua justiça é como as grandes montanhas; os teus juízos são um grande abismo; Senhor, tu conservas os homens e os animais”.

As sandálias do evangelho da paz, que Jesus determinou a pregação a todos os seus seguidores, o ide evangélico. Para a proteção devida é preciso a leitura e a prática do evangelho de Cristo, que são os mandamentos de Jesus para a nossa vida.

Temos também de possuir o escudo da fé, porque sem crer que Jesus tem poder nada é possível.  O capacete da salvação é a entrega da vida a Cristo, com a certeza de que seremos ressurretos no juízo final. E a espada do Espírito que é a palavra de Deus santificadora e salvadora, deixada para nós por meio da Bíblia.

Depois de estarmos com a armadura, precisamos ainda orar, suplicar e vigiar, porque as forças do mal não descansam, porém são derrotadas desde o princípio, para isso o Senhor enviou o Seu único filho, Jesus Cristo, para nos salvar.

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens