Fechar
Buscar no Site

Dicas de Saúde – A ATUAÇÃO DA OSTEOPATIA NA CONSTIPAÇÃO INTESTINAL

A ATUAÇÃO DA OSTEOPATIA NA CONSTIPAÇÃO INTESTINAL
Para algumas pessoas basta sair de casa ou viajar que pronto, ela aparece, a incômoda constipação intestinal, mais conhecida como prisão de ventre. Apesar de ser um sintoma corporal e, não uma doença, como muitos pensam, ela traz muitos outros problemas para nossa saúde.
Os laxantes químicos podem aliviar o problema momentaneamente, porém a longo prazo são muito prejudiciais ao intestino e a todo o sistema digestivo, portanto, vamos abordar a forma de como a Osteopatia pode ajudar de forma natural e sem danos.
A constipação intestinal crônica é caracterizada como uma disfunção funcional mais frequente no sexo feminino que ao se tornar severa pode piorar a qualidade de vida do indivíduo alterando o bem-estar físico e psicológico. De acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) 20% das pessoas sofrem com esse problema. Alguns autores definem a constipação intestinal como sendo um distúrbio com base em diferentes parâmetros fisiológicos de defecação incluindo a frequência das evacuações (menos de 3 evacuações por semana), o peso das fezes, o tempo de trânsito, o esvaziamento retal e o conteúdo de água das fezes, que, contendo menos que 75% de água, são endurecidas e não moldáveis.
As causas da constipação intestinal incluem dieta inadequada com baixa ingestão de fibras, sedentarismo, medicamentos, alterações endócrinas e metabólicas, além de doenças no cólon como a síndrome do cólon irritável, doenças neurológicas dentre outros.
A intervenção precoce nessa patologia aumenta a possibilidade de melhora rápida desta condição, proporcionando melhor qualidade de vida ao paciente. Dentre as várias possibilidades de tratamento existe a Osteopatia Visceral que atua na própria víscera e que possui conexões com todo o organismo.
Em um estudo realizado por Carpeletto, que objetivou melhorar a frequência e qualidade da evacuação de mulheres constipadas, foi comprovado que 100% das pacientes tiveram resultados positivos após serem submetidas ao tratamento fisioterápico através de manobras viscerais. No estudo de Carrasco et al que objetivou a eficácia das manobras viscerais na melhora das funções intestinais de mulheres com constipação intestinal crônica e constatou uma melhora significativa no intervalo entre as evacuações antes e após a aplicação das manobras viscerais.
A liberação fascial do intestino através da osteopatia visceral favorece sua mobilidade e sua motilidade melhorando o peristaltismo e o tônus da musculatura lisa, fazendo com que este retorne a total funcionalidade.
FALE CONOSCO: PARA AGEN-
DAR SEU ATENDIMENTO
ENTRE EM CONTATO PELOS
NÚMEROS: (98) 988993464 E
(98) 33024320. HORÁRIO DE 
FUNCIONAMENTO: SEGUNDA A
SEXTA DAS 08H ÀS 18H E SÁBA-
DO DAS 08H ÀS 11H.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens