Fechar
Buscar no Site

Pr. Marcio Valadão – Sabedoria ou inteligência?

Foto: Comunicação Lagoinha

Foto: Comunicação Lagoinha

Quero trazer para você o coração de Deus por meio da Sua Palavra. Faço isso com muito temor porque sei como é grande a responsabilidade de transmitir a vontade Dele ao seu coração. Somente na dependência total Dele posso fazer isto.

Todas as partes da Bíblia são importantes e Deus nos mandou conhecê-la por completo, pois assim a fé é produzida. Mas aqui, quero ressaltar uma preciosidade da Palavra descrita na passagem de Tiago 1.5-8: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz”.

Há uma diferença muito grande entre sabedoria e inteligência. O QI (Quociente de Inteligência) muda de pessoa para pessoa, mas a sabedoria é diferente, ela vem do próprio Deus. Tem pessoas tão inteligentes, mas que, até hoje, não entregaram suas vidas a Jesus. E o que adianta a pessoa ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua alma? (Marcos 8.36).

Existem pessoas analfabetas, porém, mais sábias que outras que já ganharam até prêmios, como o Nobel, mas só tem inteligência. A grande diferença é que a sabedoria nos leva a conhecer o sentido da vida, o propósito da existência. Quando somos capazes de entender isso pelas lentes da sabedoria, vemos um mundo diferente. É possível contemplar, ainda que invisível, Deus e seus anjos, e ainda discernir o mundo das trevas.

Se tem algo que Deus quer responder é quando O pedimos sabedoria. Ele deseja que todos nós tenhamos sabedoria, pois a Palavra mostra que pela sabedoria você conhece ao Senhor. É a sabedoria que faz você entender o projeto de Deus para sua vida.

Alguns acham que a vida é um ciclo fechado que se resume em trabalhar para ganhar dinheiro, para comprar alimentos e ter saúde. E ter saúde para quê? Para trabalhar e comprar alimentos. Ou seja, vive dando voltas. Mas, a sabedoria independe das coisas, de conquistas e diplomas. A Bíblia diz que o homem sábio é aquele que ganha almas.

É preciso termos sabedoria para falar, para discernir o bem e o mau, para valorizar cada dia da vida, para sabermos não guardar mágoas e rancores no coração, para perdoar, amar, ensinar, estender as mãos e levantar aqueles que estão caídos. Quando formos chamados pelo Senhor, a inteligência fica nesta terra, ela passa, mas a sabedoria não, essa carregamos para a eternidade.

Eu oro para que você entenda que sabedoria é caminhar com o Senhor desfrutando do renovo que Ele traz diariamente. Isso não significa seguir uma religião, mas ter um relacionamento pleno com Ele, é uma jornada nova, em que o próprio Deus é o melhor que existe para você. Cada dia com Ele é melhor do que o anterior, você pode experimentar essa caminhada de crescimento e não viver dando voltas dentro de um círculo. Conheça o Senhor e seja sábio!

:: Pr. Márcio Valadão

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens