Texto do Pr Sérgio Lima – Publicado na PG do dia 21/07/2019
A CONDENAÇÃO DO ÍMPIO, QUE SERÁ ANIQUILADO POR DEUS – SALMO 52
O cabeçalho já denuncia que este é um salmo didático de Daví, o qual foi escrito quando “Doegue, edomita, fez saber a Saul que Daví entrara na casa de Abimeleque.”
Isso aconteceu quando Daví fugia de Saul, que planejava matá-lo; e nesse momento de fuga, Daví entrou na casa do sacerdote Abimeleque. Doegue, que era chefe dos pastores de Saul, viu quando Daví entrou na casa do sacerdote Abimeleque e passou essa informação ao rei Saul.
Tomado pela ira, Saul chama Abimeleque e sua família e mandou que Doegue os matasse.
Um dos filhos de Abimeleque, chamado Abiatar, escapou da chacina e relatou o acontecido a Daví. De modo que este salmo é a resposta de Daví a esse massacre.
Apesar da soberba maligna que é companheira dos ímpios, o salmo nos encoraja a não nos deixarmos intimidar pelos inimigos, pois, os que se empenham em perseguir os crentes sinceros serão esmagados pela justiça de Deus: “Por que te glorias na maldade, ó homem poderoso? Pois a bondade de Deus dura para sempre” (v.1).
O salmo ainda nos esclarece que o ímpio tem prazer em devorar o justo com palavras fraudulentas, ou seja, implicâncias, queixas e maledicências: “Amas todas as palavras devoradoras, ó língua fraudulenta!” (v.4).
Mas, o salmo também nos assegura que Deus mesmo destruirá para sempre o perverso: “Também Deus te destruirá para sempre; há de arrebatar-te e arrancar-te da tua tenda e te extirpará da terra dos viventes” (v.5).
O salmo termina nos dando conta de que os justos apenas contemplarão o castigo dos ímpios, ao mesmo tempo em que aprenderão a confiar tão somente na misericórdia de Deus. E por isso darão sempre graças a Deus (vs. 6-9).
Pare e pense nisso! (Pr. Sérgio Lima, pastor da Igreja Batista Morada do Sol em Teresina – PI).
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.