Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr Ivan Moutinho – Publicado na PG do dia 21/07/2019

Lucas 6:24-26 – “AIS”, LAMENTAÇÕES DE JESUS

24 – Mas ai de vós, ricos! porque já tendes a vossa consolação. 25 – Ai de vós, os que estais fartos, porque tereis fome. Ai de vós, os que agora rides, porque vos lamentareis e chorareis. 26 – Ai de vós quando todos os homens de vós disserem bem, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas.

Os “Ais” é o oposto às bem aventuranças. Jesus fala aos desventurados (desgraçados, miseráveis) e profere preocupante advertência a todo aquele que subestimar e não receber a palavra do seu ensino. O não atendimento resulta no pior dos piores desastres da humanidade, a morte espiritual.  Os “AIS”, são endereçados primeiramente, a uma classe religiosa da época de Jesus, composta por escribas, fariseus e doutores da Lei. É de lamentar, pensar e agir como eles, os quais, Jesus chama de hipócritas. “Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.” (Mt 23.13).

AI DE VÓS, RICOS  Por causa das riquezas deste mundo, é impossível para um rico, herdar o reino, se este não admitir  que,  eles  mesmos, são pobres e necessitados da piedade do Senhor. “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;” (Ap. 3.17). Aqui, evidencia-se a pobreza do espírito humano, com o coração nas riquezas terrenas, que só pode ser revertida em riqueza de Deus pelo próprio Deus, que, movido por seu imenso amor, perdoa e salva o homem rico pecador arrependido, deste mundo.

AI DE VÓS, OS QUE AGORA RIDES – Não há nada de mal em rir, afinal, é um pré-suposto de que, naquele momento, tudo vai indo bem.No entanto, consideremos o contexto sobre o que Jesus fala a respeito dos que estão sorrindo agora. O livro de Tiago 4.9, dá uma pista para ajudar esta compreensão: “Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.”Uma pessoa que não consegue sentir a sua miséria espiritual, pode até apresenta-se bem humorada e justificando-se com o chavão do tipo de que “tristeza não paga despesa”, mesmo carregando dentro de si, o grande peso do pecado, somados às amarguras, decepções, sentimento de ira, rejeição, abandono, e tantos outros conflitos não resolvidos que fazem entristecida a alma. E assim, prossegue em aparência de bondade, mas com o coração contaminado, amando o mundo pecaminoso que o envolve, e continuam na persistência do erro e do engano. Jesus é a alegria dos homens. Salmos 126:2 –“ Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o SENHOR a estes.  A Verdadeira alegria em nós, somente  quem faz, é Cristo!

AI DE VÓS QUANDO TODOS OS HOMENS DE VÓS DISSEREM BEM. – Quando todos os homens disserem bem a nosso respeito, se isso for possível acontecer, devemos nos preocupar. Nem o próprio Jesus ouviu todos os homens dizerem bem Dele. Pelo contrário, incontáveis vezes, falaram mal de Jesus quando comia e bebia com pecadores (Mt.11.19), falaram mal de Jesus até quando fazia o bem: Mateus 12:24 – …  os fariseus,… , diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios”. E até hoje falam mal. Então, como podemos esperar que todos os homens falem bem a nosso respeito? Jesus não confiava nos elogios, pois sabia o que havia no homem (Jo. 2.24,25). Jesus, não atua como político em época de eleição em busca da aprovação popular, não faz promessas vãs, não ilude a ninguém, mas fala a verdade, que não é tão bem aceita quanto amentira é aceita no mundo. Jesus não toma para si os elogios, dos homens. O jovem rico tentou amaciar o seu ego, chamando-o de bom mestre. Jesus diz: “- Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.”Mt 15:8.  Uma Pergunta: Como é que vocês podem crer, se aceitamelogios uns dos outros e não se preocupam em buscar os elogios que vem do único Deus? (João 5.44).

Jesus é a Verdade que incomoda os pecadores não arrependidos, e, também, é a Verdade que salva os pecadores arrependidos. Ele nasceu para dar testemunho da verdade, e todo aquele que é da verdade, ouve a voz de Jesus. (Jo 18.37). Finalmente, a Riqueza do Mundo, a Alegria no Mundo e os Elogios dos Homens, definitivamente, impedem a entrada no Reino dos Céus. Aí daquele que não pertencer a este maravilhoso Reino, assim, Jesus lamenta.

Pr. Ivan Moutinho – IB Boa Vista-Timon-MA – 19-07-2019

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens