Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho publicado na PG do dia 14/07/2019

Lucas 6.20-23 DISCÍPULO BEM AVENTURADO HOJE E NA GLÓRIA PORVIR

20 – E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus. 21 – Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir. 22 – Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem. 23 – Folgai nesse dia, exultai; porque eis que é grande o vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas.

O termo bem-aventurado (Grego = “makários”), é muito usado no livro de revelações do Apocalipse. Por conseguinte, a bem aventurança, tem um sentido maior do que uma simples felicidade ou alegria terrena. O significado original dessa palavra aponta para o CÉU. É bem-aventurado aquele que desfruta da glória divina, que é abençoado por Deus, que tem a garantia da felicidade eterna, durante a vida e até na morte. Assim, Jesus faz SEPARAÇÃO entre Mundo e Céu. Jesus levantou os olhos para os seus discípulos” e, ali, iniciou o seu ensino, advertindo do pré-requisito de desapego das coisas terrenas transferindo o foco para o Reino. Jesus entusiasma aos que querem seguí-lo, dizendo: “…vosso é o reino de Deus.” . É por isso que, nós, discípulos, devemos lutar pelo que nos pertence.  Conforme Lucas 6.20-23, destacamos  principais características para ser um  discípulo de Jesus.

DEVE BUSCAR INCESSANTEMENTE AS RIQUEZAS DO REINO DE DEUS(v.20). Salomão pediu sabedoria e o Senhor deu-lhe riqueza material e glóriaI Reis 3:13a E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória”. No entanto, as riquezas materiais podem dificultar a entrada no Reino de Deus. I Timóteo 6:17  Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; Lucas 12:21Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.  Veja, Deus concede as riquezas ao pobre de espírito.

DEVE AMAR A DEUS (v.21) Os ensinos de Jesus contrapõem-se aos injustos ensinos e padrões humanos, inerentes da cultura e pensamentos, que se integram aos valores de uma sociedade aflita, desmotivada e em petição de miséria. E esta condição de miséria é ocorrente não somente naquele lugar, na época de Jesus, mas em todos os povos e nações do mundo até os dias de hoje.  – Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.I Jo 2:15Jesus manifesta a sua justiça em nós, e transforma nosso choro em riso de alegria. Rm. 14:17 – Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Jesus satisfaz a fome e sede de justiça.  (Mt 5.6)

DEVE SER AMIGO DE JESUS (v.22)  – Quem anda com Jesus, submete-se em amor tornando-se o seu maior amigo. E tem que estar ciente do enfrentamento da rejeição por causa dessa amizade. Fica claro que para seguir a Jesus, é necessário ter a ousadia dada pelo Espírito Santo. Assim,  nem mesmo, a feroz perseguição, pode exterminar   o grandecontentamento da alma por causa do precioso nome de Jesus. Gamaliel que o diga:

Atos 5:38 – E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará, 39 – Mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus. Atos 5:40 – E concordaram com ele. E, chamando os apóstolos, e tendo-os açoitado, mandaram que não falassem no nome de Jesus, e os deixaram ir. 41 – Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus. 42 – E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo.

DEVE TER ANSEIO PELO  CÉU E DA PROMESSA DA ETERNIDADE (v.23)  – E finalmente, o discípulo deve  manter-se firme na esperança esuspirar pelo Céu. Sl 42:1 Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! 2 – A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?, assim clama o salmista.

Enfim, o bem-aventurado no Livro Apocalipse é todo aquele: em que oEspírito da Glória de Deus repousa sobre ele. Ap.1.3; que lê e que ouve as profecias. Ap.14.13; que vigia. Ap.16.15; são convidados à Ceia das Bodas do Cordeiro. Ap.19.9; experimentará a primeira ressurreição. Ap.20.6; que guarda a Palavra da profecia. Ap.22.7; Tem o direito à árvore da vida, e entram pelas portas. Ap.22.14. Definitivamente, Bem-aventurado todo aquele que aceita o convite de Deus para viver eternamente com Ele.

Pr. Ivan Moutinho – IB Boa Vista-Timon-MA – 10.07.2019

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens