Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Hamilton Rocha publicado na PG do dia 14/07/2019

ACHADO

Lucas 15:24,32

Pr. Hamilton Rocha *

    A Bíblia chama de redenção a experiência de ser achado por Deus. Não é o ser humano que se encontra; ele é encontrado por Deus. Não é o ser humano quem se salva; é Deus quem o salva.

    O homem passa a ser outro homem, sob o influxo da graça, pois ninguém nasce por si mesmo, nem física, nem espiritualmente. O homem não pode ser o autor de sua própria regeneração, como ensinava o pelagianismo. Ou como ensinava Rousseau: que o homem é por natureza bom e que qualquer mudança radical que se faça na vida do homem resultará no pior.

    O ser humano não se salva pelo caráter. Ética não produz redenção. Nem o ser humano se transforma nem é transformado por outro homem.

    Também o homem não pode fazer esse trabalho em parceria com Deus, como se fosse uma tarefa dividida pela metade e realizada a dois (teoria sinergística da regeneração). Não é pelagianismo, mas é semipelagianismo.

    A parte que o homem toma no ato da regeneração é passiva e não ativa: ao invés de permanecer displicente, ele se mostra interessado em anuir ao propósito de Deus. Abre a fortaleza de sua resistência e capitula, rendendo-se à graça. E uma vez lá dentro, a graça toma conta de tudo. Então o velho torna-se criança. Nasce de novo.

    A Bíblia não diz que o filho mais novo – ele era filho (v.24) – se achou ou se encontrou; diz que o filho – ou o irmão (v.32) – foi achado. Estava perdido e foi achado, estava morto, mas Deus o trouxe de volta à vida.

    O Espírito Santo convence o homem do pecado, da justiça e do juízo. Deus é o grande buscador da Bíblia. As três parábolas do capítulo 15 do Evangelho de Lucas nos ensinam isso. O pastor é quem busca a ovelha perdida; a mulher busca a dracma perdida; é o pai que corre para o filho assim que o vê na estrada. O amor de Deus interpela o coração humano sem parar.

    O filho mais novo está longe, mas lembra-se da casa do pai – é o amor de Deus chamando seu filho de volta para casa. O filho mais velho se recusa a entrar na casa e participar da festa, mas o pai vai ao seu encontro e o insta a entrar.

    Ninguém salva a si mesmo. Se você está buscando a Deus, uma coisa é certa: Deus já encontrou você. Nós amamos porque ele nos amou primeiro. A iniciativa sempre foi de Deus.

    Por isso devo orar: “Salva-me Jesus! Eu não consigo me redimir, não consigo me salvar. Estou perdido e não consigo me encontrar; estou perdido e preciso ser achado”. Essa é a oração que deve ser feita. Que tal fazê-la?

Pastor da Igreja Batista do Calhau em São Luís – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens