Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Paulo Guilherme da Igreja do Evangelho Quadrangular publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 23/06/2019

“Relacionamentos*

Quando não entendemos o mundo em nossa volta, por sermos desajeitados nos relacionamentos interpessoais, nos tornamos  candidatos ao isolamento e colecionadores de frustrações, precisando assim nos recompor ao longo da vida por conta dessas perdas emocionais, dos abandonos em relacionamentos que não perduraram.
Em vista disso, a primeira coisa a fazer é conhecer a si mesmo e se corrigir nos pontos negativos que têm nos afastado de pessoas; recordo-me de um texto, que faz referência a um projeto feito em 1955, por dois americanos pesquisadores Joseph Luft e Harrington Inghan que decidiram fazer uma ferramenta conceitual que foi chamada de janela de Johare, que usa a composição do nome dos dois para nos fazer entender a melhor forma de lidar com as relações interpessoais e assim podermos viver melhor com o outro.
A primeira janela: O EU CEGO… mostra que todos nós temos defeitos e qualidades que não conhecemos, e quando esses defeitos são questionados dentro dos relacionamentos nunca são aceitos ou reconhecidos, exatamente porque essa reação faz parte desse “eu” que não se vê, e logo entendemos que, se você tem escutado repetidas vezes de pessoas diferentes o questionamento de determinados defeitos, a melhor coisa é começar a admitir e derrubar a cegueira, e assim pensar em mudar para que tais defeitos não continuem sendo a razão dos fracassos de suas relações interpessoais.
A segunda  janela: O EU PÚBLICO… É aquilo que todo mundo conhece de você, tanto no positivo como negativamente criando conceitos sobre você.
A terceira janela: O EU OCULTO… expõe coisas que não compartilhamos, algo que existe em nossa visão que reprovamos ou que findam revelando nossas fraquezas, as quais fazemos questão que sejam OCULTADAS.
A Quarta janela: O EU  DESCONHECIDO…
Esse “eu” às vezes se revela em certas ocasiões, e em outras nos surpreende, como também a outros onde muitas vezes dizem: nunca imaginei que essa pessoa fosse capaz disso ou nós mesmos falamos: não sei como fiz tal coisa que não imaginei que seria capaz.
Esse conceito chamado JANELA DE JOHARE visa trabalhar o EU SECRETO para ser mais próximo, em integridade, do EU PUBLICO.
O apóstolo São Paulo em Romanos 12:18 disse: “Se possível, quanto depender de vós tende paz com todos os homens”. Em referência a esse conselho, percebemos que todos os ensinamentos dos evangelhos propõem estarmos bem com o nosso próximo em práticas de perdão, generosidade, paciência, amor, união e tudo aquilo que alimenta um bom relacionamento, mas na maioria das vzes o nosso EU CEGO não nos deixa ver que somos grosseiros, impacientes, preconceituosos, orgulhosos, reclamões, fofoqueiros, desagregadores e também apressados para ferir e julgar com atos sem misericórdia.
Já o nosso EU PÚBLICO é manipulado por nós mesmos de forma intencional para passar a informação diferente daquela que na verdade é o nosso EU OCULTO… e não poucas vezes, digo muitas.
Assim surpreendemos a todos com o nosso EU DESCONHECIDO….
Jesus Cristo através do seu Espírito luta trabalhando na gente, mas existem atitudes, como disse o apóstolo São Paulo, no versículo citado acima, que DEPENDEM DE NÓS para serem reparadas e assim podermos nos tornar pessoas agradáveis aos outros e a nós mesmos.

Pr. Paulo Guilherme
Igreja Quadrangular

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens