Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr Ivan Moutinho publicado na PG do dia 23/06/2019

SIMPLESMENTE SERVO DE JESUS

12 – E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. 13 – E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos: 14 – Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15 – Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; 16 – E Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor. (Lc 6 12-19)

– Jesus subiu ao monte à noite para orar a Deus. Com certeza, uma atitude a ser imitada. Devemos, no entanto, esclarecer sobre o “subir ao monte” ou “passar a noite em oração”. A partir deste versículo bíblico, muitos irmãos entusiasmados pela oração, estimulam uns aos outros para buscarem a unção e o poder de Deus, deduzindo que para serem melhores ouvidos por Deus, faz-se necessário “subir ao monte”, ou que a fila da oração à noite é menor. O profeta enviado para pregar à cidade de Nínive, Jonas, orou nas profundezas do abismo no mar, dentro do ventre de um grande peixe (Jn 2.1). E o exemplo de Daniel que costumava orar a Deus, três vezes ao dia (Dn 6.10).

Jesus ensina sobre a oração como um momento particular de intimidade com o Deus Pai que ouve todas as petições e galardoa aqueles que o buscam, seja no monte ou no abismo nas profundezas do mar, seja de dia, tarde ou à noite.  O nosso lugar mais alto e o nosso dia mais claro,  é quando decidimos estar a sós em intimidade na presença do Pai nosso que está no Céu. Ali Deus nos aconselhará e dirá sobre as escolhas certas que devemos fazer.

– De dia Jesus chamou todos os discípulos e pessoalmente, escolheu a doze para o Apostolado, implica compreendermos que Jesus é quem escolheu apóstolos, na dependência da vontade do Pai.

– No Novo Testamento o termo grego apóstolo é bastante citado e ocorreoitenta e cinco vezes, sendo dois/terços nos livros de Lucas e cartas paulinas. O significado de ‘apostellõ’ é ‘enviar’, ou ‘pessoa enviada’ e só para sabermos um pouco mais, em traduções não cristã, ‘apóstolo’ refere-se a flotilha, almirante. Em Lucas 11.49, os apóstolos foram enviados  para pregaram à Israel, e em Filipenses 2.25, denota apóstolos pregando à igreja. Os apóstolos foram enviados como almirantes em flotilhas por Jesus com propósito particular de anunciá-lo, indo por terras e mares, comissionado numa autoridade religiosa, por ordem do Capitão supremo que é Jesus. Por isso que a igreja cristã é apostólica fundada nas doutrinas dos apóstolos de Cristo.

Os ‘apóstolos’ eram testemunhas da ressurreição de Cristo. Hoje em muitas igrejas, arrojam-se aqueles que se auto proclamam ‘apóstolos’ como comissionados diretos por Jesus, e, mais, outros, equivocadamente, levantam-se como ‘profetas de nações’ escolhidos como no AT, e como se não bastasse, arvoram-se, ainda,  os ungidos ‘patriarcas’ que não tem descendência, como Abraão, Isaque e Jacó, vaidade, tudo vaidade. Devemos entender que a cada tempo e época aqueles  foram necessários. Mas hoje, – “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,” Hb 1.1. Somente Jesus deve ser ouvido com poder e autoridade para comover a alma sequiosa e necessitada de Paz, Amor e Alegria no Espírito Santo.

– Jesus escolheu  homens comuns,  sujeitos a erros e vacilo, para avançarem em uma missão inédita e grandiosa. Tinham habilidadesparticulares, mas não foram estas habilidades que o levariam ao cumprimento da ordem de pregar o evangelho. Pedro, um rude pescador e ousado, negou Jesus por  três vezes. André, sem tanto destaque, mas foi ele quem conduziu o seu irmão, Pedro à presença de Jesus. Tiagoirmão de João (apóstolo do amor) que em certa ocasião, desejaram, como Elias, destruir pessoas com fogo descendo do céu, Felipe e Bartolomeu, tímidos e poucos citados. Mateus um suspeito de corrupção, escreveu o evangelho; Tomé um materialista que não creu na ressurreição de Jesus. Tiago e Judas, dois irmãos e Simão o Zelote com mínimo destaque, e o famigerado traidor Judas Iscariotes.  Todos eles foram traídos pela duvida, tiveram medo, fraquejaram, desanimaram, se entristeceram, e erraram feio, como qualquer pessoa comum.

– Enfim, os apóstolos não eram super-espirituais, e não possuíamnenhuma capacidade para o ministério do apostolado. Mas Jesus não nos chama por nossa capacidade, mas pela potencialidade que somente ele vê em nosso coração. “E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, II Corintios3:4-5

Sejamos apenas adoradores, que adora ao Pai em Espírito e em Verdade sem vaidades. Não quero ser apóstolo, nem profeta de uma nação ou um patriarca, quero simplesmente ser, servo de Jesus, e para isso Deus me escolheu.

Pr. Ivan Moutinho – IB Boa Vista-Timon-Ma

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens