Fechar
Buscar no Site

Idolatria : Os princípios da Palavra de Deus devem ser respeitados e obedecidos

Aqui estamos republicando  parte de um texto do Pr.Irailton Melo de Souza que trata do perigo da idolatria, material divulgado  no Jornal Pequeno anos atrás, mas que é de muita importancia para o bem de todos.

A Bíblia está repleta de advertências contra adoração a ídolos. A quantidade de vezes que esse assunto aparece ao longo de toda a Sagrada Escritura só vem mostrar a importância do assunto.

Idolatria não se refere apenas aos falsos cultos do paganismo. Idolatria também é quando o homem presta honra e veneração a uma criatura em lugar de Deus, quer se trate de deuses ou demônios (por exemplo, o satanismo), do poder, raça, prazer, antepassados, do Estado, dinheiro, etc.” (Catechism of The Catholic Church, passage 2113, pp.460, Geoffrey Chapman, 1999).

A seguir, apresentamos uma lista de textos bíblicos sobre o assunto, como prova do foi dito até aqui. Os textos foram compilados pelo Ministério ABE Produções e está disponível no site www.abeproducoes.com.br. Os textos foram extraídos da Bíblia Nova Versão Internacional. Mas, atenção, estes são apenas algumas referências.

Como disseram os organizadores desses versículos, “se houvesse somente uma referência Bíblica, já deveríamos levar o assunto a sério, imagine havendo tantas.”

REFERÊNCIAS NO ANTIGO TESTAMENTO

1. Êxodo 20:4-6 O segundo mandamento, “Não farás para ti nenhuma imagem… Não ti prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto…”

2. Levítico 19:4 “Não se voltem para os ídolos…”

3. Levítico 26:1 “Não façam ídolos nem imagens…”

4. Deuteronômio 4:16-19 “…vocês não se desviam e se prostrem diante deles…”

5. Deuteronômio 5:8 “Não farás para te nem um ídolo, nenhuma imagem…”

6. Deuteronômio 5:9 “Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto…”

7. Deuteronômio 27:15 “Maldito quem esculpir uma imagem ou fizer um ídolo fundido, obra de artesão detestável ao SENHOR…”

8. Deuteronômio 32:16 “Eles O provocaram com os seus ídolos abomináveis…”

9. Deuteronômio 32:21 “e irritaram-me com seus ídolos inúteis.”

10. 1 Samuel 12:21 “Não se desviarem para seguir ídolos inúteis que de nada valem nem podem livrá-los pois são inúteis.”

11. 2 Reis 21:2-3 “Ele fez o que o SENHOR reprova…reconstruiu os altares idolatras que seu pai havia demolido…”

12. 2 Reis 21:11 “Agiu pior do que os amorreus que os antecederam e também levou a Judá a pecar com os ídolos que fizera.”

13. 2 Reis 21:20-21 “Ele fez o que o SENHOR reprova… Imitou o seu pai em tudo; prestou culto aos ídolos aos quais o seu pai havia cultuado e inclinou-se diante deles.”

14. 2 Reis 22:17 “…provocando a minha ira por meio de todos os ídolos que a mão deles têm feito, …”

15. 2 Reis 23:24,25 “Além disso eliminou os médiuns, os que consultavam espíritos, os ídolos da família, os outros ídolos, e todas as outras coisas repugnantes que havia em Judá e em Jerusalém. …Nem antes nem depois de Josias houve um rei como ele, que se voltasse para o SENHOR de todo coração…”

16. 2 Crônicas 34:3 “No oitavo ano do seu reinado, sendo ainda bem jovem, ele começou buscar a Deus…e começou a purificar a Judá e Jerusalém dos altares idolatras, dos postes sagrados, das imagens esculpidas, e dos ídolos de metal.”

17. 2 Crônicas 34: 25 “Porque me abandonaram…provocando a minha ira por meio de todos os ídolos que a mão deles têm feito, minha ira arderá contra esse lugar, e não será apagada.”

18. 2 Crônicas 34:33 “Josias retirou todos os ídolos detestáveis de todo os território…”

19. Salmo 24:3,4 “Quem poderá subir o monte do SENHOR? Quem poderá entrar no seu Santo Lugar? Aquele que tem as mãos limpas, e o coração puro, que não recorre aos ídolos nem jura por deuses falsos.”

20. Salmo 31:6 “Odeio aqueles que se apegam a ídolos inúteis; …”

21. Salmo 78:58 “Eles o irritaram com os altares idolatras; com os seus ídolos lhe provocaram ciúmes.”

22. Salmo 97:7 “Ficam decepcionado todos os que adoram imagens e se vangloriam de ídolos.”

23. Salmo 106:28,29 “…comeram sacrifícios oferecidos a ídolos mortos; provocaram a ira do SENHOR com os seu atos, …”

24. Salmo 106:36 “Prestaram culto aos seus ídolos, que se tornaram uma armadilha para eles.”

25. Salmo 115:4-8 “Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas. Têm boca, mas não podem falar, olhos, mas não podem ver; têm ouvidos, mas não podem ouvir, nariz, mas não podem sentir cheiro; têm mãos mas nada podem apalpar, pés mas não podem andar; e não emitem som algum com a garganta. Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam”.

26. Isaías 2:8,9 “Sua terra está cheia de ídolos. Eles se inclinam diante da obra de suas mãos, diante do que os seus dedos fizeram. Por isso a humanidade será abatida, e o homem será humilhado;”

27. Isaías 2:17-20 “A arrogância dos homens será abatida…e os ídolos desaparecerão por completo. Os homens fugirão para as cavernas…Naquele dia os homens atirarão aos ratos e aos morcegos os ídolos de prata e os ídolos de ouro que fizeram para adorar.”

28. Isaías 10:10-11 “Assim como esses reinos idólatras foram conquistados por minha mão, reinos cujas imagens eram mais numerosas que as de Jerusalém e de Samaria, eu tratarei Jerusalém e suas imagens como tratei Samaria e seus ídolos.”

29. Isaías 30:22 “Então você tratará como impuras a suas imagens revestidas de prata e os seus ídolos recobertos de ouro; você os jogará fora como trapo imundo e lhes dirá; ‘Fora!’ “

30. Isaías 31:7 “Pois naquele dia cada um de vocês rejeitará os ídolos de prata e de ouro que suas mãos pecaminosas fizeram.”

31. Isaías 41:22-24 “Tragam os seus ídolos para nos dizerem o que vai acontecer. Que eles nos contem como eram as coisas anteriores, para que as consideremos e saibamos o seu resultado final; ou que nos declarem as coisas vindouras, revelem-nos o futuro para que saibamos que eles são deuses. Façam alguma coisa, boa ou má, para que nos rendamos, cheios de temor. Mas vejam só! Eles não são nada, e as suas obras são totalmente nulas; detestável é aquele que os escolhe”

32. Isaías 41:29 “Veja, são todos falsos! Seus feitos são nulos; suas imagens fundidas não passam de um sopro e de uma nulidade.”

33. Isaías 42:8 “Eu sou o SENHOR; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem as imagens o meu louvor.”

34. Isaías 42:17 “Mas retrocederão em vergonha total aqueles que confiam em imagens esculpidas, que dizem aos ídolos fundidos: ‘Vocês são nossos deuses.’”

35. Isaías 44:9-20 “Todos que fazem imagens nada são, e as coisas que estimam são sem valor… Quem é que modela um deus e funde uma imagem, que de nada lhe serve? Todos os seus companheiros serão envergonhados; pois os artesãos não passam de ser homens. Que todos eles se ajuntem e declarem sua posição….

36. Isaías 45:16 “Todos os que fazem ídolos serão envergonhados e constrangidos; juntos cairão em constrangimento.”

37. Isaías 45:20 “Ajuntem-se e venham; reúnam-se, vocês, fugitivos das nações. São ignorantes aqueles que levam de um lado para outro imagens de madeira, que oram a deuses que não podem salvar.”

38. Isaías 46:5-7 “Com quem vocês vão comparar-me ou a quem me considerarão igual? A quem vocês me assemelharão para que sejamos comparados? Alguns derramam ouro de suas bolsas e pesam a prata na balança; contratam um ourives para transformar isso num deus, inclinam-se e o adoram. Erguem-no ao ombro e o carregam; põem-no em pé em seu lugar, e ali ele fica. Daquele local não consegue se mexer; embora alguém o invoque, ele não responde; é incapaz de salvá-lo de seus problemas.”

39. Isaías 57:13 “Quando você clamar por ajuda, que a sua coleção de ídolos lhe salve! O vento levará todos eles, um simples sopro os arrebatará. Mas o homem que faz de mim o seu refúgio receberá a terra por herança e possuirá o meu santo monte.”

40. Isaías 66:3 “…Aquele que queima incenso memorial, é como quem adora um ídolo. Eles escolheram os seus caminhos, e suas almas têm prazer em suas práticas detestáveis.”

41. Jeremias 2:5 “Assim diz o SENHOR: Que falta os seus antepassados encontraram em mim, para que me deixassem e se afastassem de mim? Eles seguiram ídolos sem valor, tornando-se eles próprios sem valor.”

42. Jeremias 3:9 “E por ter feito pouco caso da imoralidade, Judá contaminou a terra, cometendo adultério com ídolos de pedra e madeira.”

43. Jeremias 4:1,2 “…volte para mim diz o SENHOR. Se você afastar para longe da minha vista os seus ídolos detestáveis e não desviar…então as nações serão por ele abençoadas…”

44. Jeremias 7:16-19 “E você, Jeremias não ore por esse povo nem faça súplicas em favor deles, nem interceda por eles junto a mim, pois eu não ouvirei. Não vê o que estão fazendo? Os filhos ajuntam a lenha, os pais acendam o fogo, e as mulheres preparam a massa e fazem bolos para a Rainha dos Céus… ‘Mas será a mim que eles estão provocando?’ Pergunta o SENHOR. ‘Não é a si mesmo, para a sua própria vergonha.’”

45. Jeremias 7:30 “Fizeram o que eu reprovo, declara o SENHOR. Profanaram o templo que leva o meu nome, colocando neles as imagens de seus ídolos.”

46. Jeremias 8:19 “Por que eles me provocaram à ira com os seus ídolos, com seus inúteis deuses estrangeiros?”

47. Jeremias 10:5 “Como um espantalho em uma plantação de pepinos, os ídolos são incapazes de fala, e têm que ser transportados porque não conseguem andar. Não tenham medo deles, pois não podem fazer mal nem bem.”

48. Jeremias 10: 8,9 “São todos insensatos e tolos; querem ser ensinados por ídolos inúteis. Os deuses deles não passam de madeira… A obra de artesão e do ourives é vestida de azul e de vermelho; todo não passa de obra hábeis artesãos.”

49. Jeremias 10:14 “Esses homens todos são estúpidos e ignorantes; cada ourives é envergonhado pela imagem que ele esculpiu. Suas imagens esculpidas são uma fraude, elas não têm fôlego de vida.”

50. Jeremias 14:22 “Entre os ídolos inúteis das nações, existe algum que possa trazer chuva? Podem os céus por si mesmo produzir chuvas copiosas? Somente tu o podes, SENHOR, nosso Deus! Portanto, a nossa esperança está em ti, pois tu fazes todas essas coisas.”

51. Jeremias 16:18 “Eu lhes retribuirei em dobro pela sua impiedade e pelo seu pecado, porque contaminaram a minha terra com as carcaças de seus ídolos detestáveis e encheram a minha herança com as suas abominações.”

52. Jeremias 16:19 “Nossos antepassados possuíam deuses falsos, ídolos inúteis que não lhes fizeram bem algum.”

Outras referências no Antigo Testamento: Jeremias 17:3; Jeremias 18:15; Jeremias 25:6; Jeremias 25:7; Jeremias 44: 16-23 (Adoração à Rainha dos Céus); Jeremias 48:35; Jeremias 51:17-18; Jeremias 51:52; Ezequiel 5:8-11; Ezequiel 6:4-6; Ezequiel 6:9-10; Ezequiel 6:13; Ezequiel 7:20; etc. etc. etc.

REERÊNCIAS NO NOVO TESTAMENTO

1. Mateus 1:11 (Os magos adoraram somente a Jesus.) “Ao entrarem na casa viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se 0 adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhes deram presentes: ouro, incenso e mirra.”

2. Mateus 4:10, “Jesus lhe disse: ‘Retire-se, Satanás! Pois está escrito: Adore o SENHOR, o seu Deus, e só a ele preste culto’”.

3. Atos 14:13-18 (Os apóstolos não aceitaram adoração porque é para ser exclusivamente para Deus.) “…porque ele e a multidão queriam oferecer-lhes sacrifícios. Ouvindo isso, os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgaram as roupas e correram para o meio da multidão, gritando: “Homens, por que vocês estão fazendo isso? Nós também somos humanos como vocês. Estamos trazendo boas novas para vocês, dizendo-lhes que se afastem dessas coisas vãs e se voltem para o Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há. No passado ele permitiu que todas as nações seguissem os seus próprios caminhos…’ Apesar dessas palavras, eles tiveram dificuldade para impedir que a multidão lhes oferecesse sacrifícios.”

4. Atos 17:29-30 “Assim, visto que somos descendência de Deus, não devemos pensar que a Divindade é semelhante a uma escultura de ouro, prata ou pedra, feita pela arte e imaginação do homem. No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.”

5. Romanos 1:22 “Dizendo-se por sábios, tornaram-se loucos. E trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segunda a semelhança do homem mortal…”

6. Romanos 1:23 “Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém.”

7. 1 Coríntios 6:9-11 “Vocês não sabem que os perversos não herdarão o reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos… Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do SENHOR Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus”.

8. 1 Coríntios 8:4-8 “Portanto, em relação ao alimento sacrificado aos ídolos, sabemos que o ídolo não significa nada ao mundo e que só existe um Deus.”

9. 1 Coríntios 8:7 Contudo, nem todos têm esse conhecimento. Alguns, ainda habituados com os ídolos, comem esse alimento como se fosse um sacrifício idolatra; e como a consciência deles é fraca, fica contaminada.”

10. 1 Coríntios 10:7 “Não sejam idólatras, como alguns deles foram, conforme está escrito: ‘O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra’.

11. 1 Coríntios 10:14 “Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria.”

12. 1 Coríntios 10:19 “… Será que o sacrifício oferecido a um ídolo é alguma coisa? Ou o ídolo é alguma coisa? Não! Quero dizer que o que os pagãos sacrificam é oferecido aos demônios e não a Deus, e não quero que vocês tenham comunhão com os demônios. Vocês não podem beber do cálice do SENHOR e do cálice dos demônios; não podem participar da mesa do SENHOR e da mesa dos demônios.”

13. 1 Coríntios 12:2 “Vocês sabem que, quando eram pagãos, de uma forma ou de outra eram fortemente atraídos e levados para os ídolos mudos.”

14. 2 Coríntios 6:16-17 “Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: ‘Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo’. Portanto, ‘saiam do meio deles e separem-se’, diz o SENHOR. ‘Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei’”

15. 1 Tessalonicenses 1:9 “pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, e como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir o Deus vivo e verdadeiro,”

16. 1 Timóteo 2:5 (somente um mediador) “Pois há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus,”

17. 1 Pedro 4:3 “No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante.”

18. 1 João 5:21 “Filhinhos, guardem-se dos ídolos.”

19. Apocalipse 19:10 (Nem mesmo os anjos aceitam adoração.) “Então caí aos seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: ‘Não faça isso! Sou servo como você e como os seus irmãos que se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus. Adore a Deus!”

20. Apocalipse 21:8-9 “Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos – o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte.”

21. Apocalipse 22:8-9 (Nem mesmo os anjos aceitam adoração.) “Eu, João, sou aquele que ouviu e viu estas coisas. Tendo-as ouvido e visto, caí aos pés do anjo que me mostrou tudo aquilo, para adorá-lo. Mas ele me disse: ‘Não faça isso! Sou servo como você e seus irmãos, os profetas, e como os que guardam as palavras deste livro. Adore a Deus!”

22. Apocalipse 22:14-15 “Felizes os que lavam as suas vestes, e assim tem direito à árvore da vida e podem na cidade pelas portas. Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira.”

Será que ainda resta-nos alguma dúvida? A minha oração, sincera, é para que Deus continue tendo compaixão da nossa Nação. Que ele abra os nossos olhos espirituais para que vejamos e nos dê também entendimento para não nos deixarmos manipular, especialmente pelas emissoras de TV que, como empresas, estão muito mais preocupadas com o IBOPE do que com a conscientização da população..

Então, diante de toda essas advertências só temos a falar o seguinte: Fujam da idolatria. Jesus vai voltar. É a própria Palavra de Deus que afirma.

Pr. Irailton Melo de Souza 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens