Tecnologia da Embrapa muda realidade de municípios do Maranhão
Tecnologia da Embrapa muda realidade de municípios do Maranhão
Segundo explica o analista da Embrapa Cocais Carlos Santiago, que aplica as tecnologias no Maranhão, o CRIAF permite organizar a diversificação produtiva da família em faixas, separando as culturas cultivadas de forma que não haja competição entre elas por nutrientes, água, luz e espaço. A metodologia preconiza a implantação de Unidades de Referência Tecnológica e Construção de Conhecimentos – URTs nas comunidades selecionadas pela prefeitura local, com ênfase na utilização de variedades em uso na região.
Essa é a grande lógica do sistema: diversificar com sustentabilidade, aprender fazendo. A transferência da tecnologia é feita diretamente nas comunidades rurais familiares com a participação dos técnicos e produtores das regiões. O objetivo é a construção do conhecimento e a promoção do desenvolvimento regional pelo empoderamento dos atores locais envolvidos.
Mudança da realidade – A transformação socioeconômica das regiões é uma consequência da melhoria da eficiência de cada agricultor familiar que utiliza a tecnologia. Nas regiões beneficiadas pelas ações, ocorre uma mudança gradual de atitude por parte das autoridades, instituições e produtores. O desenvolvimento regional começa a ocorrer via inclusão produtiva de pequenos agricultores familiares que passam a vender o seu excedente de produção. O retorno social é a melhoria da produtividade, a segurança alimentar e a melhoria na renda do pequeno produtor familiar.
Em termos ambientais, ao incentivar o consórcio e a rotação de culturas, a tecnologia permite sinergismo de outros fatores, como o incremento na ciclagem de nutrientes, melhor e maior manutenção da biodiversidade, melhoria da conservação do solo, controle de ervas daninhas, manejo de pragas e doenças das culturas, com redução considerável do desmatamento.
Flávia Bessa (MTb 4469/DF)
Embrapa Cocais
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.