Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr Ivan Moutinho publicado na PG do dia 16/06/2019

Lucas 6:6-11 – ESTENDA A TUA MÃO PARA JESUS

6 – E aconteceu também noutro sábado, que entrou na sinagoga, e estava ensinando; e havia ali um homem que tinha a mão direita mirrada. 7 – E os escribas e fariseus observavam-no, se o curaria no sábado, para acharem de que o acusar. 8 – Mas ele bem conhecia os seus pensamentos; e disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te, e fica em pé no meio. E, levantando-se ele, ficou em pé. 9 – Então Jesus lhes disse: Uma coisa vos hei de perguntar: É lícito nos sábados fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? 10 – E, olhando para todos em redor, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele assim o fez, e a mão lhe foi restituída sã como a outra. 11 – E ficaram cheios de furor, e uns com os outros conferenciavam sobre o que fariam a Jesus.

Jesus  colocou o  homem da mão mirrada no centro das atenções de todos da sinagoga naquele sábado. Certamente, aquele homem convivia com aquele defeito há muito tempo, seus músculos e tendões atrofiados denunciavam a sua limitação física. Assim são, todos os homens sem Jesus, atrofiados  espirituais e carecem de sua atenção. Jesus olhou para todos em redor (v.10).

Assim  como ordenou  ao homem da mão atrofiada para “estender a mão”, Ele fala à humanidade. Semelhantemente a visão do Vale dos Ossos Secos,  Jesus, restaurou os ossos,os músculos e tendões daquele homem, seguindo à promessa de Deus: “Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis” Ez. 5,6.  E sabereis que eu sou o SENHOR. Essa foi a principal intenção de Jesus, mostrar que Ele veio para agir no que é impossível  para o homem, fazendo-se conhecido como o único Senhore Salvador.

Uma Boa Notícia: A destra do Senhor, sempre estará estendida para salvar (Isaías 59.1). Devemos saber que nenhum atrofiado espiritual poderia estender a mão para a salvação sem o maravilhoso auxílio de Jesus. Ele nos amou primeiro e não fomos nós que o escolhemos. Ele nos escolheu.

Acontece, que o ambiente (o mundo) aonde Jesus faz milagres, todos os dias, é hostil à sua bondade. Não importa em qual dia da semana Jesus viesse a fazer o bem, se num sábado, domingo, segunda, terça, quarta-feira, quinta-feira  ou sexta, pois a  maldade dos homens não escolhe dias para operar. Por outro lado, Deus salva todos os dias, até nosferiados.

É um péssimo negócio acusar a Deus. Homens loucos e insensatos, negam a bondade divina. Criam falsas narrativas para criticar maldosamente e questionam até o próprio criador. Se Deus existe, porque há miséria no mundo, e porque Deus permite o sofrimento? Na leitura, os escribas e fariseus observavam  e procuravam do que acusar a Jesus (v.7) e  (v.11), E ficaram cheios de furor, e uns com os outros conferenciavam sobre o que fariam a Jesus.

Nada há encoberto aos olhos do Senhor. Jesus penetra o coração do homem e, só ele, conhece perfeitamente  as verdadeiras intenções e pensamentos (v.8). Ele é Deus. Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações? (Mt 9.4)

Entretanto, nós, que o amamos, temos incontáveis razões para amá-lo e glorificá-lo. Jesus não é o nosso acusador, mas é quem nos justifica de todos os nossos pecados diante de Deus. Um exemplo disso em João 8:10.11 (a mulher adúltera) … disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? – E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.

Jesus sempre fará o bem aos homens, e os homens não se cansam em fazer o mal; Jesus salva, os homens, matam. A que estamos dispostos? Ouvir a Jesus, e fazer o bem? Ser um salvo ou morrer sem Cristo? Lembre: “o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. (Lc 9.56)

Devemos confiar em Jesus, mesmo em um mundo cheio de furor. Estenda a tua mão para jesus!

Pr. Ivan Moutinho – IB Boa Vista-Timon-MA – 15.06.2019

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens