Texto do Pr. Sérgio Lima – PG do dia 09/06/2019
DEUS É A NOSSA SEGURANÇA EM TODO
TEMPO – SALMO 46
Este é mais um dos salmos dos filhos de Corá, e ao que tudo indica, é uma canção entoada, não por uma pessoa apenas, mas por toda uma comunidade, a comunidade de Jerusalém, a cidade de Deus citada no verso 4: “Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.” E a comunidade inteira, em um só coro, entoa o refrão dessa canção: “O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio” (vs. 7,11).
Estudiosos do Antigo Testamento e historiadores dizem que este salmo serviu de inspiração para o reformador Martinho Lutero, ao compôr o hino da Reforma Protestante, “Castelo Forte.”
Este salmo, pois, deve reforçar a nossa confiança no cuidado e na segurança que podemos ter em Deus, em todas as circunstâncias e em todo tempo da nossa existência. E tal segurança é advinda da salvação operacionalizada por Deus em relação à nós, o seu povo. O que, inevitavelmente nos leva a entender que gozaremos da presença constante do Senhor, no santuário eterno.
Seguramente, podemos hoje, independentemente das circunstâncias que estivermos vivendo, unir as nossas vozes à daqueles que cantavam esse hino em Jerusalém, e repetir, com toda confiança, o mesmo refrão da canção: “O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.” Pare e pense nisso! (Pr. Sérgio Lima, pastor da Igreja Batista Morada do Sol em Teresina – PI).
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.