Texto do Pr. Ivan Moutinho – PG do dia 09/06/2019
Lucas 6 1-5 – JESUS É INCOMODO
1 – E ACONTECEU que, no sábado, passou pelas searas, e os seus discípulos iam arrancando espigas e, esfregando-as (debulhando) com as mãos, as comiam. 2 – E alguns dos fariseus lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito fazer nos sábados? 3 – E Jesus, respondendo-lhes, disse: Nunca lestes o que fez Davi quando teve fome, ele e os que com ele estavam? 4 – Como entrou na casa de Deus, e tomou os pães da proposição, e os comeu, e deu também aos que estavam com ele, os quais não é lícito comer senão só aos sacerdotes? 5 – E dizia-lhes: O Filho do homem é Senhor até do sábado.
(v.1-2) – Lícito é tudo o que é legitimo, permitido, justificado, consentido, legal, tolerado. As Leis são elaboradas para educar, regular e manter a ordem e respeito às pessoas e suas propriedades, para que haja um contexto de ordem social dentro da licitude. Naquela seara, uma propriedade particular de alguém, os discípulos de Jesus agiam de acordo com a Lei, segundo o livro de Deuteronômio, pois, esta permitia retirar algumas espigas com a mão, o necessário para saciar a fome de uma pessoa. E, convenhamos, saciar a fome, é Lícito e justificável. “Quando entrares na seara do teu próximo, com a tua mão arrancarás as espigas; porém não porás a foice na seara do teu próximo.” (Dt 23.25) – Os fariseus não se preocupavam se os discípulos de Jesus estavam famintos ou não. O mais importante, era observar a Lei, pois, segundo o entendimento, os discípulos do mestre Jesus, não deveriam arrancar nem debulhar o milho, pois, esse trabalho, não se consentia ao judeu no sábado. Mc 2.27 – “o sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” – Cuidado! Infelizmente somos “expert” em inverter os valores humanos.
(vs.3-4) – Com sutil, mas, severa repreensão, Jesus cobra dos fariseus o conhecimento das Escrituras. “Nunca lestes… ?”Jesus apresenta um exemplo fácil das escrituras ( II Cr 30 2-3) que faz menção a Davi, homem segundo o coração de Deus, quando teve fome, ele e os seus homens, tomou do pão consagrado aos sacerdotes a serviço do templo. Davi saciou a suafome e de seus amigos comendo daquele pão. Ele foi desrespeitoso com os sacerdotes? Ou, irreverente diante de Deus? Qual a interpretação dos fariseus? Se é que leram sobre esse acontecido. Como podemos interpretar essa atitude de Davi?
– Queridos, existem pelo menos três maneiras para continuar à deriva, no mar da ignorância dos fatos, das promessas ou dos mandamentos de Deus: 1) Abster-se da Palavra – Nunca ler a Bíblia; 2) Aceitação parcial da Palavra – Ler, só o que lhe convém;3) Manipulação da Palavra – Ler a Bíblia, interpretando segundo um ponto de vista particular falto de misericórdia. (o achismo intelectual).
(v.5) – A indignação dos fariseus não era, propriamente, contra os discípulos, mas contra o mestre. Jesus incomoda a enfermidade, incomoda os espíritos malignos, e agora incomoda os fariseus eos escribas que se perturbam porque ele, Jesus, ensina diferentedos outros rabis. Os fariseus viram que os discípulos de Jesus não jejuavam e não guardam o “dia de sábado”. Será que o mestre Jesus ensina o desrespeito às Escrituras e às suas leis? É claro que não, mil vezes não! Ninguém é mais respeitoso ao Pai e às pessoas que Jesus.
– Naqueles dias haviam muitos mestres seguidos por seus discípulos, e Jesus, mais um dentre eles. Os outros ensinavam o be-a-bá, o da escola primária, tal como interpretavam as Escrituras, incorporando leis orais, da cultura e tradições do judaísmo. Contudo, o mestre Jesus destacava-se dentre todos, pelo ensino de nível superior aos dos escribas, mestres e doutores da Lei. Insuperável, pela autoridade e poder,autenticado pelas curas, sinais e prodígios, suplantando desnecessários ritos e costumes exigidos pela tradição religiosa. Mas, como se não bastasse isso, Jesus reivindica o senhorio e autoridade também sobre o sábado. “O Filho do homem é Senhor até do sábado.”
– Do que viam e ouviam de Jesus, muitos ficaram maravilhados. Por outro lado, a inveja e a ciumeira tomaram de conta do coração de interpretes da Lei, que, ferozmente, opuseram-se a Jesus ao ponto de tentarem, em várias ocasiões, matá-lo. Quem pode lutar contra Deus?
– Jesus veio para desfazer as obras do diabo (I Jo 3.8), os enganos e posturas equivocadas pelo desconhecimento da Palavra de Deus. Se o pecado incomoda, Jesus incomoda bem mais ainda,e Ele não deseja que ninguém permaneça na ignorância. Chama a atenção dos judeus: “Errais porque não conheceis as Escrituras.”, e, hoje, fala aos cristãos: “Errais porque não conheceis a Bíblia” e assim, confronta o pecador contumaz, e, também, o pecador arrependido, desafiando-os ao exame e pratica do legítimo ensinamento bíblico que proporciona a vida abundante em Cristo, e conduz ao Reino Eterno de Deus. Nunca Lestes?… (v.3) . Assim seja!
Pr. Ivan Moutinho – IB Boa Vista-Timon-MA – 06.06.2019
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.