Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho da PG do dia 02/06/2019

UMA INÚTIL ESTÁTUA DE SAL

Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.” Mt 5:13

Existe uma infinidade de sais livres na natureza e, outros, produzidos artificialmente, com diversas utilidades e benefícios. Sal, tipo bicarbonato de sódio para o  combate a acidez estomacal, serve como fermento para bolo e até em extintores de incêndio. Sal cabornato de sódio (soda caustica), usado para fabricação de sabão, detergente e celulose de papel; Sal tipo nitrato de potássio e nitrato de sódio usado para conservar alimentos tipo, presunto, salame, mortadela; Sal fluoreto de sódio em pastas de dentes; e Sal sulfito de sódio para o processo de refinamento do açúcar; Sal cabornato de cálcio para fabricar cimento, vidro, cal virgem e para aplicação na agricultura para correção da acidez do solo

Desde os tempos antigos, o povo fenício conseguia o sal do Mar Mediterrâneo pelo processo de evaporação em panelas de sal. E oshebreus, mais privilegiados, possuíam ilimitada reserva desse produto  nas praias do Mar Morto (Sf 2.9) e na Colina do Sal, tradicionalmente associada com a sorte da mulher de Ló, convertida numa estatua de sal. (Gn 19.26).

Os povos orientais utilizavam o sal como símbolos subjetivos de fidelidade e constância, confirmando alianças. No livro de Nm 18.19 e 2 Cr 13.5, é mencionada a ‘Aliança do Sal’ conserto entre Deus e Israel. Mas, havia outro simbolismo antigo costume de semear sal nas cidades arruinadas, sinalizando desolação perpétua, a exemplo de Siquém, tombada por Abimeleque.(Jz 9.45). Portanto, o sal também era utilizado como um elemento, emblemático, com significado de acordos celebrados entre povos, para promover a paz ou como uma sinalização de ruína por derrota numa guerra.

Analogamente, Jesus refere-se aos seus seguidores em Mateus – 5.13; Lucas 14.34 e Marcos 9.50, E enfaticamente diz a eles: “Vós sois o sal da terra”. Ser o sal da terra é uma proposição de Jesus conclamando o discípulo a se esforçar para ser ÚTIL como servo de Deus. Não se trata apenas de uma citação, mas de uma proposição severa e temerária. O servo deve escolher ser o bom sal. Ao tempo em que, Jesus adverte que o sal insípido ou sem sabor “… para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens”.

O cristão sincero, honra a Nova Aliança com Deus por meio de Jesus. A verdade e a justiça de Deus compõem a vida do servo, tornando-o um “sal catalisador”, mesmo sendo um só, é capaz de influenciar positivamente a muitos onde estiver. Jesus usa da figura do sal lançado na terra para torná-la sarada, preparada, para produzir uma colheita bem sucedida.

Deus dá a capacitação ao servo, para restaurar a “terra”, ácida, seca, estéril incapaz de produzir. São inúmeras pessoas amarguradas, frustradas, com grande vazio no coração, que não encontram o verdadeiro sentido para viver. Esses, são terras desoladas aonde o sal deve atuar. Então, haverá produção de frutos dignos do arrependimento, nos lábios daqueles que confessarem o nome de Jesus.

Desejemos ser voluntários, fiéis e constantes na aliança eterna de Jesuspara não perdermos o sabor e conservarmos em alegria, o anúncio dasboas novas da Salvação de Deus, em Cristo Jesus, Nosso Senhor.

A salvação será a sua maior alegria. “Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.” (Sl 51:12).

Que Jesus seja o nosso auxílio eterno para aprendermos a sermos úteis, o bom sal , até a sua volta. Qual é a espécie de sal que você tem sido no mundo?”. Não se torne uma inútil estátua de sal.

Pr. Ivan Moutinho – IB Boa Vista-Timon-MA – 28.05.2019

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens