Fechar
Buscar no Site

Cristãos mortos por causa da fé

O número de cristãos mortos aumentou em todo o mundo, revelando a vulnerabilidade de nossos irmãos da Igreja Perseguida

Militantes do Boko Haram mataram seis cristãos e queimaram uma igreja em um ataque que durou toda a madrugada no norte da Nigéria

Militantes do Boko Haram mataram seis cristãos e queimaram uma igreja em um ataque que durou toda a madrugada no norte da Nigéria

Em todo o mundo, 4.305 cristãos foram mortos por motivos relacionados à fé no período de pesquisa da Lista Mundial da Perseguição 2019 (LMP 2019 – 1 de novembro de 2017 a 31 de outubro de 2018). Esse número engloba não apenas os 50 países da Lista Mundial da Perseguição, mas também os países em observação e de outras partes do mundo, como Europa. Se nos atermos somente aos países do top 50 do ranking, onde os cristãos são mais perseguidos, o número de mortos é 4.136.

Do total de mortes, 86% ocorreram na Nigéria, ou seja, foram 3.731 cristãos mortos no país no período. Na período de pesquisa Lista Mundial da Perseguição 2018 (LMP 2018 – 1 de novembro de 2016 a 31 de outubro de 2017), o número foi de 2.000 cristãos mortos no país. Na Nigéria, a maioria das mortes ocorreu nos estados do Cinturão Médio, na região central do país. Em quase todos os casos, os atacantes eram criadores de gado fulanis. O estado com mais registro de cristãos mortos é Plateau. Em 4 de julho de 2018, a Câmara dos Representantes da Nigéria declarou que os assassinatos no estado de Plateau configuram genocídio.

Além da Nigéria, no topo da lista de países em que mais cristãos foram mortos estão República Centro-Africana, Somália, Etiópia e Paquistão. Destes, apenas o Paquistão não se encontra na África Subsaariana. Somente na República Centro-Africana o número de cristãos mortos diminuiu, indo de 500 na LMP 2018 para 146 na LMP 2019.

Na Somália, o número de cristãos mortos mais que dobrou, indo de 23 na LMP 2018 para 50 na LMP 2019. Os cristãos somalis enfrentam violência por parte da família, clã, autoridades e milícias. Em várias ocasiões, o Al-Shabaab expressou em palavras e ações que tem os cristãos como alvo, tanto na Somália como nos países vizinhos. Na Etiópia, o número subiu de 3 para 31 e no Paquistão foi de 15 para 28. Esses números mostram como a violência contra cristãos aumentou no último ano em todo o mundo.

É por isso que seu apoio à causa da Igreja Perseguida é tão importante. Será que sua fé ficaria abalada se membros da sua família fossem mortos por seguir a Jesus? Ajude esses cristãos a manterem-se firmes em Jesus em meio à perseguição. Ore, envolva-se e doe para projetos que visam fortalecê-los. Conheça nossas campanhas.

FONTE/

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens