Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Roberto Naves Amorim – PG do dia 19/05/2019

A CULPA

Culpa não é apenas um sentimento negativo, mas é algo extremamente doloroso na consciência quando se comete algo errado contra Deus e as pessoas. A “culpa” nunca deve ser minimizada, subestimada ou desprezada.

Há pessoas que sentem-se culpadas por estarem sendo vítimas de táticas de manipulação e o controle de alguém. Essa é uma “falsa culpa”. A culpa verdadeira produz antes medo e vergonha. Medo, devido à dimensão das consequências; vergonha, pelo fato de se ter feito algo de errado ou falhado diante de uma obrigação.

Mas a culpa não é de toda ruim. A Bíblia afirma que a culpa é o resultado direto do pecado e o único meio para se lidar com ela é o verdadeiro arrependimento.

O arrependimento verdadeiro produz mudanças verdadeiras. Ao reconhecer os seus pecados, o salmista afirma o seguinte no Salmo 32.5: “Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: Confessarei as minhas transgressões, ao Senhor, e tu perdoaste a culpa do meu pecado.”

Na Bíblia, Deus, em Jesus, concede Sua maravilhosa graça perdoando a todos aqueles que reconhecem seus pecados, livrando-os de toda culpa. Em 1 João 1.9 lemos: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.”

Se a sua culpa é advinda do pecado contra Deus e contra as pessoas, o caminho não é encobri-lo, mas confessá-lo. Assuma hoje a responsabilidade pelo seu erro. Pare de se desculpar ou de culpar pessoas ou as circunstâncias.

Não há pecado que Deus não perdoe. Quando o pecado é confessado, a graça de Deus é suficientemente capaz para perdoar qualquer pecado, limpar qualquer culpa, de qualquer pessoa e em qualquer tempo.

ROBERTO NAVES AMORIM é o pastor titular da Igreja Cristã Evangélica do Setor Oeste em Goiânia, Goiás, Brasil (www.iceso.com.br).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens